Menu

Promoções

Atualizado em 11 de julho de 2012, às 21:27 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Concurso cultural “Por que fazer o bem é coisa de cinema?”

As melhores resposta ainda serão divulgadas nos sacos de pipocas comercializados no Snack Bar Cinemark, durante o intervalo de 24 de agosto a 14 de setembro

Antigamente, os profissionais de RH levavam em conta, na hora de selecionar candidatos para vagas de emprego, apenas fatores como experiência, escolaridade, potencial e indicação, entre outros. Mas com a popularização das redes sociais, principalmente do Facebook, muitos deles também passaram a analisar os perfis virtuais dos concorrentes às oportunidades.

670383 atitudes tomadas no facebook que podem atrapalhar a carreira 600x600 Atitudes tomadas no Facebook que podem atrapalhar a sua carreira O Facebook pode ser prejudicial para a sua carreira, dependendo do uso que for dado a ele (Foto: Divulgação)

Tal prática, por mais contestada e criticada que seja por parte dos candidatos ao emprego, e negada pelos selecionadores, tem se tornado comum, já que muitos internautas compartilham grande parte de suas informações pessoais, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a elas.

Dessa forma, é preciso ter muita cautela ao usar essas ferramentas virtuais, mesmo que você já esteja empregado, uma vez que atitudes tomadas no Facebook podem atrapalhar a sua carreira. Conheça algumas delas, listadas por especialistas em recolocação no mercado de trabalho.

670383 atitudes tomadas no facebook que podem atrapalhar a carreira 4 600x600 Atitudes tomadas no Facebook que podem atrapalhar a sua carreira Um dos maiores problemas está no tipo de foto que é postada (Foto: Divulgação)

Postar fotos constrangedoras

Muitos usuários se esquecem de que tudo que postam no Facebook pode estar sendo visto por todo mundo, inclusive potenciais recrutadores e pessoas que eventualmente ajudariam na indicação para um trabalho.

Ao visitar o seu perfil e encontrar fotos constrangedoras (bêbado ou em momentos íntimos, por exemplo), o recrutador pode ter uma impressão errada de você e passar a vaga para outra pessoa.

Participar de determinados tipos de grupos

Se você adora os grupos do Facebook e participa de alguns deles, como por exemplo “Eu odeio meu chefe”, “Odeio trabalhar” e outros do tipo, pode acabar convencendo ao recrutador, caso ele visite o seu perfil, de que você não é a melhor escolha para aquela empresa.

670383 atitudes tomadas no facebook que podem atrapalhar a carreira 2 600x600 Atitudes tomadas no Facebook que podem atrapalhar a sua carreira As críticas e ofensas postadas na rede social também podem criar uma imagem ruim para postulantes a vagas de emprego (Foto: Divulgação)

Criticar ofensivamente o gosto alheio

Cada um tem o seu gosto e se você não respeita a opinião alheia, pode ter problemas para conviver com as pessoas que pensam diferente. E quando esse comportamento ofensivo é exposto através das redes sociais, muitos internautas poderão ver as postagens e ter uma impressão bem ruim de você, já que não entenderão o contexto das discussões.

Atualizar o perfil o tempo inteiro

Atualizar o seu perfil a todo o momento, ficar o dia inteiro curtindo posts e compartilhando fotos são situações que podem levar o recrutador a pensar que você passa tanto tempo no Facebook que isso atrapalhará o seu rendimento no trabalho.

670383 atitudes tomadas no facebook que podem atrapalhar a carreira 3 600x600 Atitudes tomadas no Facebook que podem atrapalhar a sua carreira Acessar o seu perfil inteiro é algo que pode ser visto pelos recrutadores como uma dependência que atrapalha o rendimento no trabalho (Foto: Divulgação)

Ofender outros usuários

Ofender alguém nunca é legal. E se as ofensas forem postadas nas redes sociais, para todo mundo ver, fica ainda pior, já que calúnia e difamação praticadas online ficam registradas por muito tempo, podendo até resultar em demissão, se ocorrerem contra o chefe ou colegas de trabalho.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL