Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros > Comprar carro usado: dicas, cuidados

Comprar carro usado: dicas, cuidados

Comprar um carro usado sempre envolve riscos, mesmo que todos os cuidados sejam tomados. A pessoa pode comprar um carro em um dia e ele pifar no outro, ou pior, o comprador pode entrar em uma dívida de financiamento sem conseguir honrá-la. Para ajudar quem está querendo adquirir um carro usado e quer evitar surpresas desagradáveis, resolvemos fazer um breve manual com dicas úteis para esse momento.

Leia mais sobre: Dicas como comprar um carro usado ?

Cuidado com a procedência do veículo ao comprar um carro (Foto: Divulgação)

Faça um teste antes de comprar o carro

Infelizmente é comum as pessoas comprem carros sem ao menos testá-los. Por isso, dirija o carro, teste tudo que tem direito antes de “bater o martelo” da compra. O ideal é dirigir o carro por mais de 2 quilômetros para sentir os efeitos do veículo. Certifique-se, por exemplo, se o veículo cabe na vaga do prédio ou se não raspa na entrada do estacionamento do condomínio, entre outros detalhes que facilitam o seu dia.

Compre carros fáceis de vender

Você está comprando um carro hoje, mas pode querer vende-lo em breve, por isso, na hora de adquirir um usado é necessário prestar atenção no modelo. Existem modelos que são complicados de serem vendidos e você deve ficar atento com relação a isso. Também observe quais são os carros mais roubados, pois são os que custam mais caro na hora do fechamento de um seguro.

Saiba mais sobre: Carro usado maquiado, como identificar

Consulte os dados do veículo no site do Detran (Foto: Divulgação)

Comprar veículos de pessoas conhecidas pode ajudar

Comprar um carro de uma pessoa conhecida ajuda na hora de cobrar possíveis problemas que apareceram depois da transação e que foram omitidos. Quando se compra um carro usado de modo particular geralmente se tem a chance de verificar de perto os problemas e vantagens do veículo usado.

Pesquise preço nas cidades vizinhas

Muitas pessoas não sabem, mas comprar carros usados em cidades vizinhas a sua pode ser um excelente negócio, pois as tabelas de preços mudam muito de acordo com o mercado local. Muitas pessoas viajam para outros estados em busca de bons negócios. Para se ter uma ideia de valores, os automóveis usados mais caros do Brasil estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde os valores cobrados são em média 3,7% superiores aos pagos pelos paulistas, por exemplo. Já os preços de veículos usados no Centro-Oeste são 2% mais baixos que em São Paulo.

Confira a documentação do carro

Antes de comprar um carro usado, consulte a sua placa no site do Detran e demais órgãos competentes para saber se não está prestes a ter uma dor de cabeça. Veja também se o veículo não é fruto de um roubo. Quem adquire um veículo fruto de contravenção pode ser preso por contravenção. Essa medida garante sua segurança e um bom negócio.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *