Menu

Saúde

Atualizado em 22 de agosto de 2012, às 7:51
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idosos

O resveratrol, substância encontrada no vinho tinto, melhora o equilíbrio dos idosos e previne quedas.

Uma pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, revelou que um componente do vinho é capaz de melhorar o equilíbrio dos idosos. Desta forma, a substância chamada de resveratrol pode ser uma grande aliada para melhorar a mobilidade humana na terceira idade e evitar quedas. Os resultados do estudo foram divulgados no encontro anual da Sociedade Americana de Química, na Filadélfia.

504877 Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idosos 1 Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idososO componente do vinho garante equilíbrio e evita quedas. (Foto:Divulgação)

Resveratrol ajuda a evitar quedas

Além de estar presente no vinho tinto, o resveratrol também é encontrado no mate, em chás, na cebola e na maçã. O composto já era conhecido pelo seu potencial de retardar o envelhecimento e contribuir com a longevidade, mas agora os pesquisadores americanos descobriram uma nova função da substância no organismo.

O resveratrol é um composto natural que age de forma eficiente no organismo, evitando a morte dos neurônios e melhorando o desempenho motor das pessoas que estão na terceira idade. A substância também age como antioxidante, evitando o envelhecimento das células, preservando a saúde cardiovascular e prevenindo o câncer.

Saiba mais: Uma taça de vinho por dia ajuda a proteger os ossos

Pesquisa realizada com camundongos

504877 Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idosos Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idososConsumir vinho com moderação melhora o desempenho motor na terceira idade. (Foto:Divulgação)

Para chegar à conclusão de que o resveratrol melhora o equilíbrio de idosos, os autores do trabalho focaram em uma pesquisa com camundongos, que foram avaliados durante oito semanas. Os animais, classificados em mais velhos e mais jovens, receberam doses do componente e foram submetidos a testes que avaliaram a capacidade de equilíbrio, ou seja, os ratinhos tiveram que atravessar uma passarela de aço sem dar passos em falso.

A princípio, os camundongos idosos apresentaram dificuldades para caminhar pela passarela e superar os obstáculos, em comparação aos animais jovens. Entretanto, depois de algumas semanas consumindo resveratrol periodicamente, os ratos mais velhos passaram a cometer menos erros e igualaram a capacidade dos mais novos.

Para Jane Cavanaugh, coordenadora do estudo, o resveratrol é capaz de aumentar a qualidade de vida dos idosos, ao passo que reduz o risco de hospitalização e morte em decorrência de quedas.

504877 Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idosos 2 Componente do vinho tinto melhora o equilíbrio de idososNão se sabe ainda qual a quantidade ideal para melhorar o equilíbrio com resveratrol. (Foto:Divulgação)

Embora o estudo tenha comprovado a eficácia do resveratrol sob o equilíbrio humano, ainda não foi possível estabelecer uma quantidade ideal do composto por dia, já que os testes foram realizados com animais. Em todo caso, o consumo de vinho deve acontecer com moderação, para não causar prejuízos à saúde.

Veja também: Descubra como o vinho pode fazer bem a saúde

Observação: As pessoas que sofrem com cirrose hepática, doença hepática alcoólica, úlcera e pancreatite não devem recorrer ao vinho para melhorar o equilíbrio na velhice.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.