Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > Como votar na urna eletrônica, passo a passo

Como votar na urna eletrônica, passo a passo

Em menos de dois meses, a população brasileira estará exercendo o seu poder de voto, nas urnas dos mais de 5.500 municípios do país. As eleições municipais ocorrerão no dia 7 de outubro, em primeiro turno. Já para o segundo turno, o calendário do Tribunal Superior Eleitoral determinou que seja no dia 28, do mesmo mês. Na ocasião, os eleitores irão escolher seus representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Como sabemos, nossos votos são recolhidos e contabilizados por meio eletrônico. Os votantes mais velhos já se acostumaram ao sistema, que vigora no país desde o ano de 2000, quando a urna eletrônica passou a ser usada em todos os municípios.

As eleições serão no dia 7 de outubro (Foto: Divulgação)

Embora o método já exista há um tempo considerável, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como votar na urna eletrônica. Especialmente os eleitores mais jovens ou os que ainda não passaram por nenhuma votação ou, ainda, pessoas idosas, que costumam ter mais dificuldade com aparelhos eletrônicos, é importante que todos saibam como votar, corretamente. Isso é necessário, pois muitos eleitores, no momento da votação, acabam ficando nervosos e cometendo erros; muitas vezes, até mesmo anulam o seu voto. Com isso, desperdiçam a oportunidade de exercerem sua cidadania, escolhendo seus representantes.

Pensando nas dúvidas de muitos eleitores, o Mundo das Tribos preparou um passo a passo para votar na urna eletrônica. Confira!

Passo a passo para votar no candidato escolhido

O procedimento é simples. A urna eletrônica possui teclas semelhantes às do telefone. Observe a foto, abaixo:

Teclas da urna eletrônica (Foto: Divulgação)

Para as eleições municipais de 2012, a ordem de votação será: vereador, prefeito. Com isso, a urna eletrônica já estará programada para aceitar os números referentes aos candidatos, nesta ordem. Para votar no candidato escolhido, deve-se fazer o seguinte:

1- Digitar o número do candidato a vereador, usando as teclas com numeração de 1 a 0. Após isso, a foto deste candidato aparecerá na tela, do lado esquerdo. Junto com a imagem, estarão os dados do candidato;

2- Se a imagem e os dados se referem à pessoa escolhida, para vereador, basta apertar a tecla CONFIRMA, da cor verde;

3- Após confirmar o voto para vereador, o mesmo procedimento será feito, para o prefeito;

4- Digitar o número do candidato a prefeito;

5- Conferir os dados do candidato;

6- Apertar tecla CONFIRMA, em verde.

Se, ao digitar o número do candidato escolhido, o eleitor cometer algum erro, basta apertar a tecla CORRIGE, na cor laranja. Após isso, deve-se teclar a numeração, novamente.

A imagem do candidato aparecerá, ao lado (Foto: Divulgação)

Como votar em branco

Caso o eleitor não queira votar em nenhum candidato e julgue melhor o voto em branco, basta utilizar a tecla BRANCO, na cor branca. Como a urna já estará programada para a votação, na ordem vereador – prefeito, basta apertar a tecla branca, nas duas etapas, seguidamente. Lembre-se: tecle BRANCO e, em seguida, CONFIRMA. O voto em branco também deve ser confirmado.

Ao final da etapa, seja em branco ou em um candidato escolhido, a urna eletrônica emitirá um sinal sonoro curto. Depois da votação para prefeito, o sinal emitido será mais longo e a tela mostrará a palavra FIM. Pronto! Está feita a votação!

Saiba mais sobre eleições em: Como conseguir segunda via de título de eleitor

Ou, ainda: Como Regularizar o Título Eleitoral?

Recomendado para você
Serviços

Nota Fiscal Paulista: Cadastro e Consulta

Serviços

Orçamento de Materiais de Construção Online

Serviços

Franquia Yes Cosmetics

Serviços

Cadastrar currículo Catho: preços, planos

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *