Search

Como Vencer a Timidez na Escola

Google plus

A timidez costuma ser visto como algo bonitinho, as vezes como uma qualidade positiva. O problema porém é que em excesso ela pode atrapalhar bastante nosso cotidiano. Quantas vezes tivemos medo de falar em público ou de simplesmente nos expor de alguma forma?

Esse medo traz prejuízos sobretudo para quem está em idade escolar e se não for tratado pode causar sérios problemas no futuro.

Problemas da timidez na escola

A escola costuma ser a primeira experiência social de uma criança, onde ela passará a conviver com gente de sua idade e aprenderá a lidar com atos e gestos típicos de quem vive em sociedade como a simples convivência e a exposição ao público. Esse é um grande desafio nessa fase porque é justamente no período da escola que a ideia de ficar embaraçado frente ao grupo ou de fazer algo que possa chamar a atenção de forma negativa fica mais forte. Uma primeira prova do quanto a timidez pode ser prejudicial pode ser avaliada sobre o desempenho escolar do estudante.

Um aluno pode apresentar problemas para apresentar trabalhos para a sala, preferindo as vezes chegar ao ponto de preferir conscientemente tirar uma nota baixa do que se arriscar a falar em público. Outros evitam até mesmo fazer perguntas ao professor quando este pergunta a turma se ele tem dúvidas quanto à matéria. São pequenos atos que além de derrubar o desempenho escolar ainda podem refletir no futuro caso não sejam corrigidos.

Em circunstâncias práticas pense no mercado de trabalho: grande parte das seleções são realizadas através de etapas como entrevistas e dinâmicas, que exigem exposição ao público. Na vida em sociedade comum, pense na dificuldade de tratar com outras pessoas que não conhece como é inevitável?

Claro, esse tipo de coisa não acontecerá com todos os tímidos, mas é um risco a ser considerado. Caso deseje corrigir ou amenizar o problema fique atento a algumas dicas:

– Ensaie na frente do espelho: Esse tipo de preparação costuma ajudar a desinibir quem precisa falar em público.

– Cumprimente as pessoas: Essa pode ser uma primeira experiência de interação. Geralmente a pior parte é dar o primeiro passo, portanto ao conseguir fazer isso já é meio caminho andado.

– Seja sempre gentil e simpático: Pode parecer bobo mas esse tipo de atitude já ajuda a amenizar a tensão.

– Não tente agradar a todos: Isso é impossível, então tente relaxar e liberar-se dessa obrigação.

– Procure formas de extravasar a ansiedade: Roer unhas, beber ou comer demais não são opções boas. Ouvir música ou escrever pode ser muito eficiente para desabafar então invista.

– Dê tempo ao tempo: A timidez não será superada em um ou dois dias. Isso leva tempo. É preciso tempo, portanto não se force.

Se isso não der resultados, o indicado é procurar ajuda. Nesse caso não sinta vergonha por ter de recorrer a análise se for necessário. A timidez é um problema comum, mas que se não for tratado pode trazer sérios prejuízos e é melhor tratar logo do que perder boas oportunidades devido a um problema que tem solução.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. carla
    Publicado em 25/10/2012 às 3:27 PM [+]

    eu sou uma moça muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo timida desde piquena mas acho que eu fiquei loca eu falo sozinha na minha escola nao falo com ninguem mas acho que fiquei loca
    quando eu mudar de colegio eu vou mudar isso é bom

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top