Menu

Decoração

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012, às 11:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como usar patchwork na decoração: fotos

O patchwork consegue transformar a decoração dos ambientes residenciais, trabalhando com o efeito colorido em função de uma proposta alegre, artesanal e descontraída.
401080 Como usar patchwork na decoração fotos 5 Como usar patchwork na decoração: fotosPoltrona revestida com patchwork.

Os moradores que desejam deixar a casa com um visual colorido podem apostar no patchwork. A técnica artesanal reaproveita as sobras de tecidos, combinando em uma única peça varias estampas e cores. A proposta de decoração promete criar um ambiente bem descontraído e cheio de personalidade.

Quem já trabalha com patchwork sabe que se trata de uma atividade bem simples, mas que necessita de bom gosto. Os trabalhos manuais resultam da união de retalhos, costurados cuidadosamente para transformar a estética de um ambiente de intimidade ou convivência.

Apesar de novas ideias surgirem com relação ao patchwork, a técnica é antiga e foi herdade de muitos séculos atrás. Os primeiros registros do artesanato com retalho estão no século IX a.C., quando as vestimentas dos faraós eram confeccionadas com uma técnica muito semelhante. No entanto, as primeiras peças de decoração só começaram a surgir no século XVI, na forma de tapetes e acolchoados.

Ideias para usar patchwork na decoração

401080 Como usar patchwork na decoração fotos 1 Como usar patchwork na decoração: fotosDeixe os ambientes mais alegres e coloridos com os retalhos de tecidos.

Há muitas possibilidades de se trabalhar com patchwork na hora de decorar a casa. Todas as propostas conseguem repaginar o visual de um cômodo e deixá-lo mais alegre.

Móveis
A primeira ideia capaz de personalizar a decoração consiste no uso de patchwork para forrar os móveis. Neste trabalho, é possível usar tecidos com padronagens diferentes, ou seja, que variam quanto às figuras e cores. As técnicas de restauração de móveis antigos apoderam-se de muitos elementos do patchwork.

As mudanças no revestimento podem ser efetuadas em poltronas, cadeiras ou sofás, com os retalhos cobrindo a parte estofada de cada peça. O patchwork também costuma ser aplicado em superfícies de madeira como um meio de restaurar ou modificar a aparência de um móvel. Desta forma, é possível decorar a cabeceira da cama, a cômoda e outros móveis com um toque artesanal e descontraído.

Acessórios
Outra maneira de usar o patchwork na decoração é através dos acessórios. A proposta consiste em acrescentar apenas alguns detalhes coloridos e estampados no ambiente, sem perder a harmonia com os móveis convencionais.

No quarto, o morador tem liberdade para adotar uma colcha de patchwork ou mesmo uma luminária artesanalmente modificada a partir da técnica. No caso da sala, o efeito pode aparecer nos têxteis (cortinas ou tapetes) e nos enfeites, como é o caso das almofadas.

Paredes

Procure preencher o espaço vertical da casa com o colorido do patchwork, sem é claro perder o bom senso e o compromisso com o equilíbrio. As sobras de tecidos podem ser usadas para forrar algum canto da parede, com estampas florais, animais, tribais, xadrez, listras, entre outros motivos. Lembre-se de que o patchwork deve ser usado apenas como um painel, não como revestimento principal do cômodo.

Fotos de patchwork na decoração