Como usar cortinas para dividir ambientes

PUBLICIDADE
A cortina também pode ser usada para separar ambientes

As cortinas são peças versáteis e práticas que não podem faltar na decoração. Elas são normalmente usadas para controlar a entrada de luz dos ambientes, além de atingir a proposta de ampliar os ambientes dependendo do modelo. As cortinas também podem desempenhar a função de dividir os espaços da casa e compensar a ausência de portas.

Trabalhar com cortinas na decoração não é uma tarefa tão simples como parece, afinal, é necessário buscar uma combinação perfeita entre as peças e os demais elementos. Algumas características estéticas já foram abolidas, como é o caso do excesso de brilho ou estampa. O segredo de decorar interiores com cortinas consiste em sempre buscar soluções na simplicidade.

Encontradas a venda nas lojas em diferentes modelos, as cortinas superam o desafio de vestir as janelas e assumem outros papéis na decoração. As peças que atuam como divisórias precisam ser fáceis de combinar com móveis, revestimento e outros acessórios. Quem deseja usar o recurso de maneira sutil, pode se apropriar de modelos em cores neutras ou padronagens simples.

PUBLICIDADE

Usando cortinas como divisórias

São cortinas charmosas, simples e econômicas

Existe a possibilidade de usar cortinas para delimitar os ambientes internos, mas é fundamental não exagerar neste recurso. Trabalhe com técnicas de artesanato para fazer um modelo de cortina decorativa exclusivo, mas cuidado para não cometer exageros ou comprometer a aparência interna da casa.

As cortinas que funcionam como divisórias nem sempre são feitas com tecidos, elas também podem ganhar forma com os materiais recicláveis, como plástico, anéis de alumínio ou tiras de acetato. A facilidade de abrir, fechar e passar de um lugar para o outro é outra importante característica da cortina que serve de divisória.

Dicas para usar cortinas na divisão de ambientes

As cortinas usadas como divisórias contribuem com a sensação de aconchego dentro da casa, principalmente quando inserida nos espaços íntimos. Por exemplo, uma peça que atua na divisão entre quarto e banheiro consegue cumprir com a missão de garantir privacidade ao espaço sanitário. Todo cuidado é pouco para que a adesão da cortina não fique cafona.

PUBLICIDADE

Dependendo da forma como as cortinas são instaladas, elas podem substituir as portas de madeira e deixar o espaço interno mais agradável. Neste caso, use um tecido de cor forte e fluído para melhorar a aparência interna. A substituição da porta por cortinas acaba sendo uma opção diferente, mais barata, para se decorar a casa.

Transforme o visual dos cômodos adotando um modelo de cortina como divisória simples e aconchegante.

PUBLICIDADE
Cortina separa ambientes integrados

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.