Menu

Beleza

Atualizado em 13 de dezembro de 2012, às 15:22 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como usar a sombra como iluminador

Na falta do iluminador, a sombra com brilho pode fazer milagres. Saiba como.

Muita gente, em meio à correria, nem se lembram de usar iluminador, na maquiagem. Contudo, vale dizer, uma maquiagem completa e bem feita necessita de iluminador. Esse item é um grande aliado pois, além de dar luminosidade ao rosto, ainda pode corrigir inúmeras “imperfeições”. Nariz achatado, queixo ou lábios pequenos, olhos menores e outros detalhes podem se modificar, com leves aplicações de iluminador. O produto dá resultados com base na ilusão de ótica, proporcionada pela combinação de cores. Uma superfície mais clara tende a parecer maior. É por isso que tal produto é sempre em cores claras e com alguma cintilância, que é o que contribui ainda mais para o efeito desejado. Contudo, muitas vezes, pode ocorrer de a pessoa não ter um iluminador, à mão. O que fazer, então?

552833 Como usar a sombra como iluminador.1 Como usar a sombra como iluminadorO produto ilumina o rosto e corrige imperfeições (Foto: Divulgação)

Quem costuma usar maquiagem, com frequência, sempre tem entre os seus itens alguma sombra mais clarinha, com brilho perolado ou algo semelhante. Isso é o que basta. Dá para usar sombra como iluminador, tranquilamente. É aconselhável, no entanto, que ela seja em pó, pois isso facilita a aplicação, além de oferecer maior controle da dosagem do produto, nos locais indicados. Também vale dizer que a fixação da sombra em pó, na pele, tende a durar mais; sem contar que ela fica melhor em peles oleosas.

Onde aplicar iluminador

552833 Como usar a sombra como iluminador.2 Como usar a sombra como iluminadorPrincipais áreas onde se deve aplicar o iluminador (Foto: Divulgação)

Existem áreas específicas para a aplicação de iluminador. Geralmente, tais áreas são: o centro da testa, a ponte do nariz, têmporas, linha curvada, acima dos lábios e queixo. Tudo depende do que a mulher deseja. Se a intenção é iluminar o rosto e afiná-lo, como um todo, é indicado aplicar o iluminador na chamada “zona T” (centro da testa, nariz e queixo). Para afinar o nariz, deve-se iluminar apenas a sua curvatura (a “ponte”), sem chegar até a ponta. Ao aplicar iluminador na ponta do nariz, o resultado será o seu achatamento.

Para aumentar as bochechas, basta aplicar o iluminador em cima do ossinho do rosto. Isso pode ser feito antes ou depois do blush. Faz-se um desenho, em forma de “C” invertido.

No caso dos olhos, deve-se aplicar o iluminador logo abaixo da linha da sobrancelha, bem como nos cantos internos, entre um olho e outro. Isso fará com que o olhar seja aumentado.

Para finalizar, pode-se aplicar a sombra (iluminadora) na linha central, logo acima dos lábios, naquela pequena curva. Mais um pouquinho abaixo do lábio inferior e a boca será aumentada, como um todo.

Como substituir iluminador por sombra

552833 Como usar a sombra como iluminador.3 Como usar a sombra como iluminadorQuanto mais leveza, mais naturalidade se tem (Foto: Divulgação)

É muito simples. Todas as dicas de aplicação, acima, podem ser feitas com a sombra. Basta que ela seja clara (branca, perolada ou levemente dourada) e seja aplicada com um pincel. Na hora do procedimento, deve-se ter a mão bem leve, para não carregar demais a make. Usar a sombra como iluminador é simples e proporciona um efeito muito satisfatório.

Veja qual o produto indicado para o seu tipo de pele: Iluminador para cada tipo de pele

Cuidado com exageros, ao aplicar. Veja exemplos de erros: Famosas, erros na maquiagem