Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como tratar tosse alérgica

A tosse alérgica pode ser provocada por vários fatores e causa grande desconforto. Veja como tratar a tosse alérgica.
 

A tosse seca persistente pode ser causada por uma reação alérgica. Nesses casos o melhor a fazer é se afastar dos fatores desencadeantes do problema e tratar a alergia. Isso porque enquanto ela não for vencida, a tosse permanecerá. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar a tosse alérgica.

A tosse alérgica causa grande desconforto. (Foto: divulgação)

Tosse alérgica

A tosse é um dos sintomas mais comuns nas pessoas que estão com gripe. Porém, algumas vezes tossir pode não ser significado de gripe ou resfriado e sim de alergia. A chamada tosse alérgica pode ser desencadeada por poeira, medicamentos que causem alergia, fungos e substâncias que causam irritação nos pulmões e na garganta.

 

A irritação do tecido pulmonar leva a uma inflamação e liberação de substâncias que desencadeiam tosse, gerando mal estar, dor de garganta e febre baixa. A tosse funciona como um sistema de defesa do corpo, tentando colocar para fora o fator que desencadeou o problema.

É importante ressaltar que o diagnóstico de tosse alérgica deve ser realizado por um médico, pois algumas infecções podem ser confundidas com esse problema. Nunca faça uso de medicamentos sem a orientação de um especialista.

Veja também resfriado, gripe ou alergia 

Sintomas da tosse alérgica

Dentre os sintomas da tosse alérgica estão:

  • Tosse seca, que não tem catarro ou outra secreção;
  • Tosse persistente, que acontece várias vezes ao dia, especialmente no período noturno;
  • Tosse irritativa, que começa e parece que não vai mais parar.

O indivíduo pode ter alergia respiratória e não saber. Para esclarecer essa dúvida, a pessoa deve fazer um teste alérgico, recomendado por uma alergologista ou pneumologista.

Os xaropes são excelentes para tratar tosse alérgica. (Foto: divulgação)

Como tratar a tosse alérgica

O tratamento da tosse seca de causa alérgica inicia-se com a retirada do fator desencadeante do problema, que pode ser o contato com animais, poeira ou outros. O uso de medicamentos para alergia, como anti-inflamatórios sistêmicos e anti-histamínicos está indicado, mas deve ser orientado por um médico. Há casos em que a tosse alérgica predispõe ao aparecimento de infecções, sendo necessário o uso de antibióticos.

Os casos de tosse seca persistente por mais de uma semana merecem mais atenção. Quando o indivíduo possui asma, bronquite, rinite ou outras doenças crônicas, um médico deve ser consultado para um tratamento especializado devido a possíveis complicações da doença.

A tosse alérgica necessita de tratamento. (Foto: divulgação)

Veja também tosse seca como tratar 

A tosse alérgica pode ser provocada por vários fatores como poeira, poluição e outros. O tratamento da tosse alérgica deve ser feito baseado em medicamentos sob orientação médica e com uso de xaropes caseiros. O ideal é consultar um alergologista para avaliar o caso. Tome cuidados também com a limpeza da casa para ficar livre de poeiras e outros fatores que possam provocar alergias.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL