Como tratar o soluço do bebê

PUBLICIDADE
O soluço causa incômodos ao bebê. Por isso, saiba tratá-lo. (Foto: Divulgação)

Como o organismo do bebê ainda não sabe se comportar adequadamente, é comum que a criança tenha soluços constantes. Por isso, muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, ficam muito preocupadas. No entanto, eles são muito comuns e é só preciso saber como tratar o soluço do bebê.

O soluço acontece quando o diafragma se contrai e o ar entra nos pulmões, causando os barulhinhos característicos tanto em bebês quanto em adultos. Essas contrações são o resultado do frio, do excesso de comida ou pela falta dela. Por isso, é preciso saber identificar a causa do soluço do seu bebê para que ele seja tratado.

Verifique se o seu bebê está com fome, oferecendo-lhe o peito ou o bico da mamadeira. Se esse for o motivo, o soluço parará assim que ele começar a mamar. Entretanto, se ele acabou de se alimentar, posicione-o de costas para a sua barriga e chacoalhe-o levemente para que o seu diafragma fique livre da compressão.

PUBLICIDADE

Os bebês, mesmo em dias muito quentes, devem ficar vestidos com pelo menos uma regatinha de algodão para não terem os seus pulmões resfriados. Sendo assim, se você desconfiar que os soluços são resultados do frio, cubra-o mais um pouco até que eles parem. Mas se a causa do frio forem as correntes de ar, feche algumas janelas e desligue o ventilador ou o ar-condicionado.

Outros tratamentos para o soluço do bebê são: deixá-lo no seu colo até aproximadamente 10 minutos depois das mamadas para que ele faça a digestão, dar 10 ou 20 ml de água ou chá para ele assim que o soluço começar ou dar pequenos goles de água gelada caso a criança seja maior.

Deixe o bebê no seu colo após as mamadas até que ele faça a digestão. (Foto: Divulgação)

Contudo, se mesmo com todos esses tratamentos o seu bebê continuar soluçando sem uma causa aparente, é hora de procurar o pediatra dele a fim de que exames mais cautelosos sejam feitos.

Assim que o soluço é tratado, o bebê dorme como um anjinho. (Foto: Divulgação)

Porém, na maioria dos casos, o soluço do bebê é algo fácil de ser tratado. Para tanto, as mamães devem ganhar experiência para saberem exatamente qual é o motivo do soluço dos seus bebezinhos. Assim, em pouco tempo, o problema será solucionado e a criança estará dormindo tranquilamente em seu berço ou no carrinho.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.