Menu

Saúde

Atualizado em 24 de janeiro de 2012, às 8:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como tratar manchas brancas pelo corpo

Conheça as principais causas de manchas brancas pelo corpo, após exposição solar, e veja algumas dicas para amenizar o problema.
381837 Pele Perfeita Como tratar manchas brancas pelo corpoAs manchas brancas são frequentes no verão.

Durante o verão é muito comum notar o aparecimento de pequenos pontos brancos, mais frequentes no rosto, ombros, pernas e costas. Essas manchas desagradáveis costumam surgir após exposição solar, mas também podem aparecer após sessões em camas de bronzeamento. Uma coisa é certa, esse problema deixar qualquer um frustrado com a aparência irregular na coloração da pele, e a primeira coisa em que se pensa é no modo mais rápido de se livrar delas.

Causas de manchas brancas na pele

Os raios ultravioletas que irradiam do sol ou até mesmo da cama de bronzeamento, incidem sobre a pele e estimulam células especializadas, chamadas de melanócitos, a produzirem melanina, responsável por dar cor à pele e aos cabelos. Quando esse processo de pigmentação é perturbado (por fatores genéticos ou até mesmo por uma agressão celular), surgem as tais manchas brancas. O problema que acontece após exposição solar é que a pele da mancha não se bronzeia, enquanto que a da região vizinha fica dourada pelo sol, tornando a mancha bem perceptível após o bronzeamento.

Além dos fatores genéticos, alguns medicamentos podem afetar a absorção dos raios ultravioletas, bloqueando sua ação em determinados pontos da pele e evitando seu escurecimento. Uma medida simples e eficaz é sempre evitar tomar sol enquanto estiver fazendo uso de medicação.

Outra causa bastante comum de alteração na coloração da pele é o crescimento fúngico. A ptiríase versicolor, causada pela Malassézia spp, um fungo que normalmente está presente na pele, é um problema frequentemente encontrado nas pessoas que adoram pegar praia e ocorre porque o calor e suor tornam o ambiente favorável à multiplicação desse microrganismo.

381837 Cuidados com o sol 3 Como tratar manchas brancas pelo corpoO sol pode ser um dos causadores dessas manchas brancas.

Como se livrar das manchas brancas

Geralmente as manchas brancas de sol não são sérios problemas de saúde, apesar de geralmente necessitarem de auxílio médico. Existem algumas medidas simples, que podem ser tomadas para amenizar esse problema.

A primeira dica é parar de tomar sol e usar bastante protetor solar, duas vezes ao dia, durante todos os dias. Uma vez tendo aparecido manchas brancas, a pele saudável pode demorar meses para retomar sua coloração natural e disfarçando a presença das alterações de cor. Se a pessoa continuar se bronzeando, as manchas se tornarão cada vez mais evidentes.

A aplicação de óleos com vitamina E diretamente sobre a região da mancha pode proporcionar uma pigmentação mais rápida, pois oferece a matéria prima para síntese de melanina. Produtos que contenham hidroxi-ácidos em sua formulação, ajudam no processo de renovação celular e podem ser aplicados diretamente sobre a mancha, facilitando sua eliminação mais rápida.

Atenção

É preciso tomar muito cuidado e observar se a mancha aumenta de tamanho com o passar do tempo. Se isso acontecer, é fundamental que se faça uma visita ao dermatologista, para que seja determinada a causa do problema e assim possa ser instituído o tratamento adequado.

381837 Ptiriase Versicolor Como tratar manchas brancas pelo corpoFique atento e sempre procure um dermatologista para ter certeza de que o problema não é grave.

Os cuidados básicos de limpeza, esfoliação e hidratação ajudam a prevenir o surgimento desse problema bastante incômodo, e por isso devem ser feitos diariamente. Além disso, ficar atento para o surgimento de qualquer alteração da pele e tomar os devidos cuidados antes de se expor ao sol são medidas simples, mas capazes de garantir uma pele saudável e linda durante todo verão.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.