Menu

Bem Estar

Atualizado em 13 de janeiro de 2012, às 21:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Como tratar de cães com pulgas

As pulgas estão sempre incomodando os cães, mas há maneiras de combater estes parasitas[...]
376962 cachorropulga Como tratar de cães com pulgasAs pulgas incomodam bastante os cães (Foto:Divulgação)

É difícil encontrar um animal doméstico que ainda não tenha servido de hospedeiro para estes parasitas, que atormentam o cão e causam dor de cabeça para seus donos. As pulgas são ectoparasitas que precisam se alimentar de animais de sangue quente para sobreviver.

A consequência da infestação de pulgas nos animais domésticos pode ser muito desagradável. Dependendo da raça do cachorro, ele pode sofrer muito mais do que irritação e o desconforto característicos, podendo até ter reações alérgicas e dermatites. Os animais acometidos pelo parasita ficam irritados, se mordendo, arranhando a pele e arrancando pelos do próprio corpo.

Apesar de altamente desagradável, há solução contra pulgas e carrapatos. Para isso, o dono deverá tratar com rigor as pulgas de todos os animais da casa e se comprometer a limpar e eliminar todos os possíveis focos de ovos e pulgas no quintal.

376962 Como Manter seu Animal Livre das Pulgas1 Como tratar de cães com pulgasSaiba como se livrar das pulgas (Foto:Divulgação)

Quanto antes você identificar a presença de pulgas nos animais da casa, mais rápido será combatê-las. Tempo é fundamental na luta contra esta praga doméstica, pois ela se reproduz e espalha rapidamente. Sendo assim, é importante o dono saber que não tem como tratar o cão, sem também cuidar no ambiente.

Para os cuidados na sua casa será preciso dedetizar o ambiente com duas aplicações, com intervalos de três a quatro semanas. É importante usar produtos indicados pelo veterinário até que a infestação acabe. Caso você opte por uma dedetização profissional, retire o animal do local por até 48 horas.
Na hora da limpeza, tenha o cuidado de averiguar todos os possíveis lugares onde os parasitas costumam se esconder. Borrife o produto onde houver brechas, lugares úmidos e sombrios, pedaços de madeira e lugares com folhas de árvore.

Depois que o ambiente estiver tratado, faça outra limpeza no seu cão. Dê banhos semanais com a aplicação de produtos anti-pulgas de longa duração. Outra opção é levar o animal ao veterinário, para que este lhe dê um banho de imersão. Neste banho deverá conter o medicamento responsável pela eliminação de pulgas.

376962 969696 Como tratar de cães com pulgasSem pulgas o seu cão será mais feliz (Foto:Divulgação)

Se preferir, também há alternativas para quem deseja evitar os produtos químicos. Alguns alimentos como o alho e a levedura de cerveja são ditas como eficazes para combater estas infestações. Eucalipto, erva doce, losna, alecrim, arruda e língua de vaca também são úteis na hora da prevenção. Combine quantidades iguais destas ervas e espalhe através de uma massagem nos pêlos do seu cachorro, até que chegue na pele.

Para combater ou evitar este parasita, é importante sempre ficar atento ao comportamento do seu animal de estimação, pois ele é quem mais sofre com a infestação de pulgas e carrapatos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.