Menu

Saúde

Atualizado em 22 de maio de 2011, às 21:43
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como tratar a Gordura no Fígado

Conhecida como esteatose, a gordura no fígado é uma patologia assintomática, que podemos muitas vezes ter e não perceber. Mais perigosa do que pode parecer, a esteatose pode levar a uma cirrose hepática se não for tratada. Existem várias causas para o acúmulo de gordura no fígado. A causa mais comum é o alcoolismo, depois podemos citar diabetes, distúrbios de colesterol ou triglicérides, obesidade, má alimentação e pode ser até mesmo consequência de medicações com antibióticos (ou outros) por um longo período ou intoxicações por outros meios não medicamentosos. Na maioria dos casos a esteatose não apresenta sintomas, mas pode ocorrer alguma dor do lado direito superior do abdômen, inchaços, e icterícia (coloração amarela nos olhos e/ou na pele). Mas só é possível ter certeza através de exames que possam constatar o aumento no tamanho do fígado e as gotículas de gordura acumulados nas células do fígado. Exames de sangue também podem dar indícios da esteatose.

gordura fígado como tratar 300x230 Como tratar a Gordura no FígadoF - fígado alterado; N - fígado normal

 

Um estilo de vida mais saudável serve para prevenir e reverter a doença. É necessário descobrir o que causou a esteatose para suprimir essa condição primária e fazer o fígado voltar a um funcionamento normal. Por exemplo, se a doença foi causada através da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, será necessário parar de beber para ajudar o fígado a voltar ao seu estado normal. Assim como no caso da doença ser consequência da obesidade, é necessário realizar um processo de reeducação alimentar para que o dano possa ser realmente revertido – não adianta adotar uma dieta qualquer se os hábitos alimentares não forem alterados. Se não houver dedicação, é impossível reverter o quadro e a doença pode se agravar, causando problemas de saúde mais sérios, como é o caso da cirrose ou o câncer de fígado.

como tratar esteatose 300x272 Como tratar a Gordura no Fígado

O controle do peso, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são altamente recomendados para quem quiser reverter o quadro, mas também existem alguns tratamentos caseiros que podem acompanhar essas medidas. Pergunte ao seu médico sobre a viabilidade de praticá-los no seu caso. Adote alimentos que ajudam a purificar o organismo e controlar o colesterol na sua alimentação diária. Evite as bebidas alcoólicas, mesmo que não tenham sido a causa da sua doença – é bom não sobrecarregar ainda mais o fígado. Da mesma forma, qualquer medicamento a ser utilizado deve ser aprovado pelo seu médico já que alguns deles podem ter efeitos tóxicos em relação ao fígado, assim como algumas ervas. Caso exista o diagnóstico de diabetes, ela deve estar sempre sob controle também. Uma alimentação rica em vitaminas C e E e antioxidantes como o Ômega 3 auxiliam na hora de evitar a oxidação da gordura e a formação de radicais livres que podem acabar inflamando o fígado, agravando o quadro.

como tratar esteatose1 Como tratar a Gordura no Fígado
O fígado possui um alto poder de regeneração, mas isso sozinho não pode dar conta de reverter o quadro. Não existem medicamentos específicos para isso, mas todas essas medidas que citamos podem ser tomadas e um médico irá orientar da melhor forma o que mais se pode fazer. Cuide sempre da sua saúde, sem ela não é possível aproveitar a vida.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.