Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como tirar printscreen da tela usando Android

Precisando realizar a captura de tela nos dispositivos Android mas não sabe como fazê-la? Confira, nas dicas abaixo, várias opções para tirar printscreen da tela do celular.
Por Andre -

Em diversas ocasiões, precisamos tirar printscreen da tela do celular para gravar algo interessante que apareça no display do aparelho e que possa ser visualizado posteriormente ou enviado para alguém.

Fique de olho nas dicas e aprenda a tirar printscreen do seu celular Android (Foto: Divulgação)

Quando estamos utilizando um computador, essa tarefa é realizada com grande facilidade, bastando simplesmente apertar a tecla “PrintScreen”. Há ainda a possibilidade de contar com a ajuda de vários programas de captura de tela, que realizam o procedimento com muita eficiência.

Mas nos smartphones (ou mesmo nos tablets) equipados com Android, tirar uma screenshot pode não ser tão fácil quanto no PC, dependendo do modelo do aparelho e da versão do sistema operacional. São vários os atalhos e os programas que podem ajudar na tarefa. Confira as dicas.

Atalhos para tirar printscreen no Android

Segurando e mantendo pressionadas as teclas Power e Home, dá para capturar a tela em algumas versões do Android (Foto: Divulgação)

Nos gadgets equipados com o Android 4.0, versão conhecida pelo codinome Ice Cream Sandwich, tirar printscreen da tela é muito fácil. Basta apertar, ao mesmo tempo, os botões “Power” e “Home”, mantendo-os pressionados por cerca de três segundos.

Fazendo isso, a imagem capturada ficará flutuando na tela, indicando que o procedimento foi executado com sucesso. Ela estará salva na galeria de imagens, onde poderá ser visualizada posteriormente.

Esse mesmo processo de captura de tela no Android costuma funcionar em vários tipos de celulares, especialmente nos modelos da Samsung, e em outras versões do sistema operacional móvel do Google, apresentando pequenas variações. Os atalhos para tirar printscreen no Android também podem ser:

– Botão liga/desliga + botão de menu;

– Botão liga/desliga + botão de volume;

– Botão liga/desliga + botão voltar;

– Botão liga/desliga + botão Home;

– Botões Home + Menu ou os botões Voltar + Menu, pressionados simultaneamente.

É preciso testar cada uma das opções para saber qual funciona no seu aparelho.

Outras opções

O aplicativo AndroSS traz a função de tirar printscreen (Foto: Divulgação)

Tirar printscreen da tela usando Android é algo que também pode ser feito com o aplicativo Screen Capture Shortcut, que possui versões gratuita e paga. O problema é que ele funciona apenas nos modelos Galaxy S, Galaxy Tab e Galaxy SII.

Outro app que tira printscreen no Android é o AndroSS, cuja limitação está no fato de que ele só roda nos aparelhos com hardware baseado na plataforma Tegra. Não deixe de conferir esse requisito em seu gadget antes de efetuar o download.

O aScreenshot é outro app que realiza a captura de tela (Foto: Divulgação)

Já no caso dos celulares Android com root, duas boas alternativas são os aplicativos aScreenshot e AirDroid, ambos gratuitos e cheios de recursos.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL