Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

PUBLICIDADE

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017? A eleição de Donald Trump como novo presidente americano deixou muitas pessoas em dúvida sobre a entrada de estrangeiros nos EUA, e se você pretende viajar para lá nos próximos meses, não deixe de conferir as dicas que vamos passar na matéria a seguir.

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017 (Foto: Pixabay)

Um dos países mais visitados do mundo, os Estados Unidos têm inúmeras atrações turísticas, como os parques da Disney, a cosmopolita Nova York, a cinematográfica Los Angeles, as praias e compras em Miami, etc.

As regras para viajar aos EUA sempre foram rígidas, mas com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, as exigências para a entrada na terra do Tio Sam prometem ficar ainda mais rigorosas.

PUBLICIDADE

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Milhares de turistas brasileiros vão aos EUA anualmente (Foto: Pixabay)

Para viajar aos Estados Unidos, você precisa, primeiramente, de duas coisas. Uma delas é o passaporte para os EUA, documento de identidade emitido pelo governo federal que requisita permissão para o cidadão cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

A outra é o visto para os Estados Unidos, que consiste no documento que dá permissão ao indivíduo para entrar e permanecer naquele território por um certo período de tempo e para determinadas finalidades (turismo, estudos, trabalho, tratamentos de saúde, etc).

Ou seja, sem esses documentos você não consegue nem mesmo embarcar para a viagem. Falando nisso, se você não tem passaporte e nem visto, mas pretende visitar os EUA, a dica é só comprar passagens aéreas quando tiver o visto em mãos, pois assim você evita problemas para receber de volta o dinheiro da passagem cancelada.

Tirar passaporte para os Estados Unidos

O primeiro documento a tirar é o passaporte (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Como tirar passaporte? O primeiro passo para a sua viagem internacional é solicitar o passaporte na Polícia Federal, responsável por emitir o documento. Comece preenchendo a solicitação de emissão de passaporte, no site da PF, e pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) respeitando a data de vencimento. A taxa para emissão de passaporte é de R$ 257,25 (valor em 2017).

PUBLICIDADE

Em seguida, compareça ao posto de atendimento da PF (é necessário fazer o agendamento prévio), na data marcada, levando toda a documentação para tirar passaporte (veja a lista no site da PF), a GRU paga, o protocolo da solicitação e o comprovante de agendamento.

Não é necessário levar fotografia, que será tirada momentos antes do atendimento, assim como a coleta de digitais e assinatura. Depois, é só aguardar a entrega do passaporte, feita no horário e no local indicados pela PF ao final do atendimento.

Cabe ressaltar que ao contrário do visto, o passaporte é válido não só para as viagens aos Estados Unidos mas também para quaisquer outros países (neste caso, é preciso saber se o país também exige visto para turistas).

Visto para Estados Unidos

Em seguida, você deve tirar o visto (Foto: Pixabay)

Como tirar visto para os EUA? Agora que você já tem o passaporte em mãos, o passo seguinte é tirar visto americano, documento que geralmente é um carimbo ou folha de papel anexada ao passaporte.

O visto de turista para os Estados Unidos é do tipo “B1/B2”, que também serve para viagens de negócios. O primeiro passo para solicitá-lo é preencher o formulário DS160. Lembre-se de preencher o documento com atenção e honestidade, pois os dados terão que ser comprovados posteriormente.

PUBLICIDADE

Em seguida, o solicitante deve pagar a taxa de solicitação de visto para os EUA, que custa atualmente o equivalente a cerca de R$ 500,00 para esse tipo de visto. E após a confirmação do pagamento, é necessário agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

O agendamento para tirar visto americano pode ser feito via internet ou telefone, e o atendimento acontece nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Curitiba, Santos e Porto Alegre (confira endereços e telefones e faça seu agendamento na página do CASV).

Nessa primeira visita ao CASV serão colhidas as informações biométricas, além do registro de foto, e você precisa levar toda a documentação necessária para tirar visto (veja a lista na página da Embaixada dos EUA).

O passo seguinte é a entrevista para tirar visto americano, que pode ser realizada na Embaixada em Brasília ou nos consulados de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, na data agendada previamente. Para a conversa com o agente consular, não existe uma lista específica de documentos, mas você deve levar carteira de trabalho, declaração de IR, certidão de nascimento/casamento e comprovante de renda, entre outros.

Ao final da entrevista você já terá a resposta se o visto foi concedido ou negado. Existe ainda a possibilidade de uma análise mais profunda, que também será informada. Em caso de visto aprovado, o seu passaporte com visto americano será entregue em até 10 dias úteis.

A validade do visto para os EUA é de 10 anos.

Novas regras para Passaporte de Trump

Após a eleição de Trump, alguns estrangeiros estão tendo dificuldades para entrar nos EUA (Foto: Reprodução internet)

A eleição de Trump não afetou em nada a emissão de passaportes por aqui, já que o documento é emitido pelo governo brasileiro. O que pode acontecer é um maior rigor na fiscalização dos agentes de imigração americanos, no aeroporto, assim que você desembarcar por lá.

Novas regras Visto para Estados Unidos de Trump

A cidade de Los Angeles também é muito procurada pelos brasileiros (Foto: Pixabay)

Novas regras na emissão de visto para Estados Unidos estão em vigor desde o início de fevereiro, afetando grupos que eram isentos da entrevista pessoal para concessão do visto, que agora terão de passar pelo procedimento.

A partir de agora, somente quem tem até 13 anos de idade ou a partir de 80 anos está dispensado da entrevista (adolescentes com 14 e 15 anos precisam comparecer à entrevista, na solicitação do primeiro visto, assim como os idosos com idade entre 66 e 79 anos, que antes eram dispensados).

As novidades também dizem respeito à isenção da entrevista para renovação de visto (confira abaixo o que mudou).

Mudanças na Renovação do Visto Americano

Antes de viajar, confira se todos os documentos estão em ordem (Foto: Pixabay)

Também há mudanças na renovação do visto americano para 2017. Pelas novas regras, os viajantes que solicitam a renovação do visto podem ser dispensados da entrevista se o visto estiver válido ou vencido há menos de 12 meses (anteriormente, o prazo era de 48 meses).

Benefícios nas mudanças do visto feitas por Trump

Só compre as passagens após estar com o passaporte e o visto em mãos (Foto: Pixabay)

Com as novas regras, os benefícios nas mudanças para emissão de visto americano são válidos apenas para quem está isento da entrevista, que são as crianças com até 13 anos de idade e os idosos com mais de 80 anos.

Dicas para tirar visto e passaporte

Confira mais dicas para tirar passaporte com visto americano, no vídeo a seguir.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.