Menu

Serviços

Atualizado em 10 de junho de 2012, às 22:08 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como tirar manchas de canetinha das roupas

Usando o produto certo de modo correto é simples tirar algumas manchas dos tecidos.
463075 Como tirar manchas de canetinha das roupas 1 Como tirar manchas de canetinha das roupasTirara manchas de canetinha da roupa não é nada fácil (Foto: Divulgação)

Tirar manchas de tecidos não é uma tarefa nada fácil, ainda mais de for aquelas originadas por canetinhas ou canetas esferográficas. Como não tem como se prevenir desse tipo de mal, ainda mais no caso de quem tem crianças em casa, o jeito é descobrir os muitos truques que removem manchas de tinta sem danificar o tecido. Pensando nessas pessoas que sempre precisam tirar as marcas de canetinhas das roupas ou demais itens, separamos algumas dicas:

Saiba mais sobre Como tirar mancha de sangue das roupas

Tirar manchas de canetinha em roupas de seda, triacetato e lã

Usando uma esponja, esfregue a região imediatamente com água, para diluir a tinta. Adicione um removedor de manchas e algumas gotas de amônia (tenha cuidado ao utilizar amônia sobre a seda e a lã). Agora, coloque um pano umedecido com removedor de manchas líquido no local e deixe-o sobre a mancha até que atinja seu ponto máximo de absorção.

Troque o pano assim que absorver a mancha de tinta. Borrife água e repita a operação, se necessário. Se a mancha persistir, misture removedor de tinta novamente. Depois lave o local, mantendo um tecido por baixo. Se for um carpete, esfregue o removedor sobre a mancha e seque com um pano. Enxágue bem com água e depois deixe secar bem.

Leia também: Como tirar manchas de roupas coloridas

 

463075 Como tirar manchas de canetinha das roupas 2 Como tirar manchas de canetinha das roupasAlgumas técnicas não danificam as roupas mas tira as manchas (Foto: Divulgação)

Remover manchas de canetinha de tecido algodão, linho e poliéster

Deixe a roupa de molho em uma solução de um 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente lava-louças e 1 colher de chá de amônia, durante 30 minutos. Enxágue bem.

Se a mancha persistir, deixe de molho em 1/4 de galão de água com 1 colher de chá de vinagre branco durante uma hora (tenha cuidado ao utilizar vinagre sobre algodão e linho). Remova os produtos com água e deixe secar.

Caso não solucione o problema aplique álcool na região (em caso de tecido acrílico e acrílico modificado, dilua em duas partes de água) e escove suavemente. À medida que a mancha se solta, vá retirando-a com um pano. Mantenha a mancha e o pano úmidos com álcool e troque-o à medida que a mancha vai sendo absorvida. Se o problema não for solucionado mesmo assim, faça um teste com um removedor em um pequeno pedaço do tecido e, em seguida, aplique-o sobre a mancha, mantendo um tecido por baixo. Enxágue bem com água limpa e deixe secar.

Conteúdo avaliado com média: