Menu

Serviços

Atualizado em 12 de fevereiro de 2013, às 20:40 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como tirar mancha de sangue das roupas

O sangue deve ser removido com água fria, pois a água morna faz a mancha ficar pior.
402128 sangue Como tirar mancha de sangue das roupasMancha de sangue deve ser removida com água fria (Foto: Divulgação)

De todos os tipos de manchas, uma das mais difíceis de se remover é a de sangue. O segredo é não deixar esse material fixar no tecido. Lave com água fria o local, porque depois que o sangue seca fica mais complicado removê-lo. Ao enxaguar use água fria, a quente atenua a nodoa e a torna difícil de sair.

Se a mancha for recente, depois de tirar o excesso com água fria mergulhe o tecido em uma bacia de água gelada por meia hora. Em seguida, aplique água oxigenada diretamente na nódoa, com um conta-gotas.  Assim o resíduo saíra.

402128 30 mancha de sangue 13 Como tirar mancha de sangue das roupasSe a mancha estiver seca, deixe de molho (Foto: Divulgação)

Porém se o sangue estiver seco, comece o procedimento escovando bem para tirar o excesso. Depois mergulhe o tecido em uma solução com água fria e detergente enzimático por 30 minutos. Se a mancha estiver muito forte deixe a solução agir por toda a noite. Se necessário repita a operação.

Veja abaixo como remover a mancha de outros produtos que acidentalmente caem nas vestes:

Batom: Acidentes acontecem e o batom no colarinho ou em outra parte das vestes é comum tanto para homens, como para mulheres. Nesse caso o ideal é usar produtos a base de benzina, denominado Percloro. Se estiver em local sem esse item, use água morna com sabonete neutro. Não esfregue, apenas passe o sabão na mancha e deixe agir por algumas horas. Além disso, deixe de molho dentro de uma bacia com água morna.

Gordura: Outro item difícil de sair das roupas é gordura. Na hora que derramar óleo na veste a enxugue rapidamente, use água quente com detergente ou sabonete natural. Em último caso use talco comum sobre a gordura. É preciso deixar o item agir por algum tempo, até que a mancha seja absorvida. Depois é só lavar.

Vinho: Nesse caso a dica serve para outras bebidas de coloração avantajada. Lave a peça com sabão sem água sanitária e deixe no sol por algumas horas. Se preferir jogue água morna no tecido para que a mancha não seque e o tecido fique ainda mais manchado. Outra técnica muito utilizada é diluir uma quantidade de vinagre para cada três de água morna e limpar a parte manchada.

Café: No caso do café  o remédio é frio. Use gelo na roupa assim que o item cair na veste. Isso reduz a mancha em 70%. Depois a estratégia é outra; lave a peça com água morna e produtos de pré-lavagem ou tira manchas. Não use água sanitária.