Como tirar extrato no FGTS

PUBLICIDADE

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi lançado em 1967 pelo Governo Federal, como uma forma de ajudar, pelo menos temporariamente, os trabalhadores que são demitidos sem justa causa. Ele é constituído por contas vinculadas, em nome de cada trabalhador, e tem o saldo formado pelos depósitos mensais realizados pelas empresas empregadoras. O valor do depósito equivale a 8% do salário recebido pelo funcionário, e é acrescido de juros e atualização monetária.

Como tirar extrato no FGTS

Como tirar extrato no FGTS

Com o FGTS, é possível formar uma espécie de poupança, que pode ser sacada para a aquisição da casa própria, na aposentadoria, quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos, em casos de doença grave e na demissão sem justa causa, entre outras situações.

Em casos de emergência ou estado de calamidade pública, além de necessidade pessoal urgente e grave, causada por desastre natural (chuvas e inundações, por exemplo), o governo também pode liberar o saque dos valores.

PUBLICIDADE

Quem tem direito

Todas as pessoas que tenham firmado contrato de trabalho regido pela CLT têm direito ao depósito do FGTS. Outras categorias também estão inclusas nesse direito, como os trabalhadores rurais, os avulsos, temporários, safreiros e atletas profissionais. No caso de empregados domésticos, o empregador pode optar por recolher ou não o FGTS.

Os empregadores devem efetuar o depósito até o dia 7 de cada mês.

Extrato

Para saber se o seu FGTS está sendo pago mensalmente, é necessário conferir o extrato, que deve ser enviado para a residência do trabalhador a cada dois meses. Se não estiver recebendo o extrato, é preciso comparecer a qualquer agência da Caixa para atualizar o endereço.

Se o FGTS não estiver sendo depositado, o trabalhador deve procurador a Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Veja como ter o extrato do FGTS de forma fácil:

  1. Acesse o link Extrato FGTS. Para poder consultar é necessário ter o cadastro na internet que é fácil e simples de fazer, feito isso, preencha com seus dados de acesse.
  2. Você vai poder conferir todos os seus dados na tela:
    • Dados cadastrais do empregador;
    • Dados cadastrais do empregado;
    • Data da última atualização realizada no saldo;
    • Saldo;
    • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

Caso queira, você pode conferir o extrato do seu FGTS a qualquer momento, não precisando esperar o recebimento via Correios. As formas de se tirar o extrato são:

Portal CAIXA

Em alguns canais, será necessário utilizar o Cartão Cidadão para obter o extrato do FGTS

No site da Caixa Econômica Federal, www.caixa.gov.br, clicando no link “FGTS”, você terá acesso ao saldo do FGTS, dados cadastrais do empregador e do empregado, data da última atualização realizada no saldo, e aos lançamentos (débitos e créditos) relativos ao mês atual e aos seis meses anteriores.

PUBLICIDADE

É preciso informar o número do PIS/PASEP e a Senha Internet, que pode ser cadastrada por quem possui o Cartão Cidadão.

CAIXA Celular

Também no site da Caixa, você pode se cadastrar para receber informações a respeito do saldo e de lançamentos na sua conta vinculada ao FGTS. É só clicar na opção “FGTS no celular”.

Postos de Atendimento Eletrônico

Nos terminais dos postos de atendimento eletrônico (caixas automáticos, caixa 24 horas, etc), você consegue retirar o extrato do FGTS, utilizando o Cartão Cidadão.

Agências da Caixa

Em qualquer agência da Caixa é possível obter o extrato do FGTS

Outra maneira de tirar o extrato do FGTS é comparecendo a qualquer agência da Caixa, levando os documentos de identificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Caixa, através do telefone 0800-726-0101.

Leia também:

3 Comentários

  • como vejo o extrato do fgts ?

  • como que vejo se meu fgts ta certo ?

  • SOU VIUVA COMO FASSO PRA PEDIR OS ESTRATOS
    E/
    NOTA DEZ

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.