Como tirar cheiro de mofo das roupas guardadas

PUBLICIDADE

O Outono está por vir e nesta época do ano, em algumas regiões do Brasil, a temperatura pode ficar muito baixa. Para se preparar, os brasileiros começam a tirar do armário algumas peças como casacos, cachecóis, luvas, gorros, edredons e cobertores, que muito provavelmente foram utilizados pela última vez há, no mínimo, 7 ou 8 meses.

Dicas simples acabam com o cheiro de mofo das roupas

Nesse momento é comum se deparar com um cheirinho de mofo, que costuma impregnar os tecidos. Entretanto, não é preciso se preocupar com esse problema. Conheça mais sobre o assunto e confira algumas dicas para tirar o mau cheiro das roupas e prevenir seu aparecimento.

Como tirar o cheiro de mofo das peças

  • Roupas de nylon

Quando a peça está quase no fim da lavagem, um pouco antes de ser enxaguada, mergulhe-a numa solução contendo uma colher de chá de bicarbonato. Basta deixar de molho por alguns minutos e em seguida prosseguir com a lavagem normalmente.

PUBLICIDADE
  • Roupas de couro

É importante nunca guardar peças de couro envolvidas em sacos plásticos. Opte por embrulhar roupas desse tecido em toalhas de algodão, que evita mofo, conserva a cor e protege do pó e da claridade. Para prevenir o cheirinho desagradável, a dica é colocar nos bolsos um pedaço de algodão com um pouco de perfume por 24 horas.

  • Roupas de tricô/crochê

Para acabar com o mau cheiro de roupas confeccionadas nesse material, basta deixá-las de molho em água morna com sabão em pó ou de coco, e misturar um pouco de amoníaco. No caso de peças brancas, na última enxaguada pode ser colocada uma colher de sopa de água oxigenada para cada litro de água. Vale a pena lembrar que roupas de tricô e crochê nunca devem ser torcidas, e o recomendado é que sequem na sombra.

Espalhar saquinhos de giz pelo armário ajuda a manter a umidade adequada.
  • Roupas de lã

Basta utilizar sabão neutro, mergulhando a peça em uma mistura de água fervida com farinha de trigo, deixando de molho até que esfrie a temperatura ambiente. O enxágue deve ser feito com água pura e um pouco de vinagre, para que a cor seja mantida. Para secar, o indicado é não pendurar e sim colocar numa superfície plana, longe do sol.

  • Cobertores e edredons

Para acabar com os maus odores do mofo, é só lavar as peças no tanque, com sabão de coco ou sabonete.

Como prevenir o mau cheiro das roupas

  • Tire as peças do armário regularmente (uma vez ao mês), e coloque-as no sol por apenas alguns minutos. Na hora de guardar, deixe-as descansando por uma hora num local bem ventilado, para que esfriem antes de irem para o guarda-roupas;
  • Quanto melhor for a ventilação do armário, menor a chance das peças mofarem;
  • Faça uso de produtos que absorvam a umidade do ambiente. Algumas medidas caseiras simples, como colocar pedaços de giz de lousa ou comprimidos efervescentes (aqueles indicados para má digestão) espalhados pelos guarda-roupa, prometem ser o suficiente para acabar com o excesso de umidade.
Quanto mais ventilado o guarda-roupas, menor a chance de surgir mofo

Basta seguir as dicas para ficar livre de problemas como mau cheiro e alergias, causadas pelos ácaros e mofos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.