Search

Como Tirar Brevê de Helicóptero/Avião

Google plus

Para quem deseja tirar o Brevê de helicóptero/avião precisa saber de alguns conceitos básicos, primeiramente temos:

O PP que é o piloto privado ele não pode trabalhar na aviação somente pilotando seu próprio avião/helicoptero ou alugado, depois temos o PC que é o piloto comercial ele não pode pilotar aviões de linha aérea regular, e temos o PLA que é piloto de linha aérea, quem pilota os jatos da ponte aérea, os aviões transcontinentais entre outros, depois dessas noções básicas podemos ir direto ao assunto de como tirar brevê para helicóptero e aviões.

O Brevê inicial é de piloto privado – PP no qual o PP só pode voar em avião de um só motor, sob regras de vôo visual, navegando por contato, ou seja, visualizando a paisagem do mesmo como se estivesse em um automóvel e sob condições meteorológicas recomendadas, e sobre hipótese alguma pode realizar trabalho remunerado.

Para conseguir tirar o Brevê e exigido do candidato tenha sido aprovado nas provas de conhecimento sobre navegação aérea, conhecimento sobre os regulamentos, conhecimento sobre meteorologia para vôo, teorias de vôo e conhecimentos técnicos exigidos pela Anac.

Ter 35 horas de vôos em um aeroclube que seja certificado pela Anac, mas se o treinamento for realizado em aeronaves particulares é necessário 40 horas de vôo, ser aprovado no exame de vôo conhecido como vôo de cheque, mas existe um detalhe o candidato só pode voar se for aprovado no exame psicotécnico, no exame de condicionamento físico e fisiológico em geral.

Para quem estiver em idade para se alista no exercito a carteira de piloto privado já os inclui do serviço militar, depois de formado o piloto ficará isento desse serviço, pois o mesmo será incluído como reservista da força aérea Brasileira.

Com o Brevê em mãos o piloto poder voar em países vizinhos como, por exemplo, Argentina, Uruguai, ele não pode sobrevoar oceanos e nem fazer vôos mais longes.

Para quem deseja seguir para piloto comercial ou PC precisa de uma segunda carteira/ brevê que lhe dá direito de pilotar aviões e helicóptero, é um pouco mais difícil de conseguir a carteira visto que as matérias teóricas são as mesmas, mas com um detalhe diferente são cobradas com um grau maior de aprofundamento como, por exemplo, técnicas avançadas de vôo por instrumentos, teoria de vôo a jato entre outros.

O exame médico é muito mais exigente e o as horas praticas de vôo são de 150 horas em aeronaves de aeroclubes e no caso de treinamento em aeronaves particulares são necessários 200 horas de treinamento e também 20 horas de vôo por instrumento, mais treinamento em simuladores sintéticos de vôo, precisa-se da aprovação no vôo de cheque e da realização de um vôo final para testar suas capacidades e lhe ser concedido à carteira.

Com o Brevê em mãos o piloto comercial – PC pode realizar funções remuneradas nesta profissão, pilotar qualquer aeronave monomotor que utilize instrumentos em seu painel para navegação.

Quanto ao treinamento com simuladores que mencionei acima exigidos para os candidatos a piloto comercial – PC é um vôo conhecido como IFR ou regulamento do vôo por instrumentos, nada mais signifique que em viagens noturnas de visibilidade reduzida os pilotos voam guiados por instrumentos como emissores de ondas que nos painéis de aeronaves podem ser captados.

Para deixar claro, os vôos realizados no treinamento de pilotos privados – PP são conhecidos como VFR, onde o piloto é orientado no espaço por referências visuais em terra, por exemplo, pelos rios, uma estrada ou um lago, estes vôos só podem ser realizados durante o dia e com tempo bom para que haja uma boa viabilidade, além do Brevê de piloto privado e de piloto comercial o candidato pode diversificar seus conhecimentos e profissionalização através da solicitação de outras carteiras como de instrutor de vôo – INVA e o de piloto de linha aérea – PLA.

Mas existem outras profissões na área da aeronáutica que você pode fazer provas especificas na Anac e seguir um curso teórico na mesma, mas apenas os pilotos têm Brevê.


Google plus


Este artigo possui 4 comentários

  1. robson
    Publicado em 27/03/2013 às 5:29 PM [+]

    Oi boa tarde to querendo tirar uma duvidas nao tenho nem i primeiro grau completo de escolaridade eu vivo na spanha e o que posso fazer pra eu tirar o breve de piloto de elicoptero me passa tudo se poder por favor tipo nivel de escolaridade tudo que voce puder muito obg

  2. Sueli
    Publicado em 27/03/2013 às 6:48 PM [+]

    Robson,

    Segue um artigo que vai lhe ajudar:
    http://www.mundodastribos.com/curso-de-piloto-de-aviao-preco.html

    Se ainda tiver dúvidas contate a escola indicada no texto.

    Boa Sorte!!!

  3. leonardo
    Publicado em 09/11/2014 às 11:13 AM [+]

    olá, gostaria de saber sobre o primeiro passo para ser tornar um piloto de helicóptero, e o valor da carteira de helicóptero obrigado

  4. Ivo
    Publicado em 18/01/2015 às 8:57 PM [+]

    Ola,boa noite! Estou interessado em realizar o curso, porém não sei como começar,sou cru ainda não fiz nada, como faço? Por onde começo? qual primeiro passo? Espero que possam me ajudar, agradeço des de já. Obrigado, aguardo sua resposta!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top