Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Ter um Aquário em Casa – Cuidados

Diversas pessoas dizem que aquários transmitem paz e tranqüilidade, pois prendem a atenção por causa do movimento leve da água, do colorido dos peixes e por sua beleza. Aquários são muito utilizados em restaurantes, sala de espera de consultórios médicos e nas casas, mas você sabe que para ter um aquário em casa, é necessário conhecer ao menos sobre o assunto?

A primeira coisa que você deve saber é o tipo de aquário que quer ter, pois cada aquário depende do tipo de peixe e você não pode misturar espécies em um mesmo local. Entenda o aquário como uma comunidade que deve ser homogênea, logo você vai procurar os peixes que podem ser criados juntos.

Existem os aquários de água doce e água salgada. Para montar seu aquário de água doce, primeiro escolha o tamanho do aquário. Ele pode ser de qualquer tamanho, porém é importante você saber que se for um aquário pequeno não vai poder colocar muitos peixes. Depois que você escolher o tamanho do aquário, escolha os enfeites. Você pode comprar: pedras coloridas, conchas, enfeites de plástico, enfeites de pedra, mas sempre compre esse tipo de produto nas lojas especializadas em aquários.

Escolha o filtro e a bomba para seu aquário. O filtro pode ser externo ou interno, pergunte ao aquarista qual o filtro que ele indica para o tamanho do aquário que você comprou, igualmente com a bomba. Compre um termostato para você saber a temperatura do seu aquário. O segundo passo é você adquirir alguns condicionadores e corretivos  básicos de uso nos aquários, tenha sempre um anti – cloro para preparar a água de seu aquário, um corretivo do PH ácido e um do PH alcalino. Compre um teste de cloro e um teste de PH tropical para seu aquário doce. É importante você comprar o material de limpeza necessário para o aquário que são: sifão, esponja específica e rede para pegar seu peixe.

Você vai montar o aquário doce com os enfeites que você quer e depois vai colocar a água que pode ser da torneira. Nesse caso você precisa utilizar o anti cloro, esperar um pouco e ver se a quantidade de cloro as água baixou. Conforme o tipo de peixe que você escolher é necessário corrigir a água e fazer testes de PH para ver se a água está trabalhada. Não coloque peixes no seu aquário do primeiro dia. Deixe o aquário trabalhando o habitat no mínimo uns dois dias antes de popular seu aquário. Importante destacar que você deve fazer os testes para ver se a água está de acordo na hora de receber seu peixe.

Passado dois dias, vá até a loja de aquário e compre seu peixe, tendo em mãos o PH que está sua água para o aquarista lhe indicar o peixe e a ração ideal. Na loja de aquário, os peixes são colocados dentro de sacos plásticos e você os leva para casa, jamais jogue o peixe direto na água; abra o saco plástico e deixe-o boiando dentro da água para o peixe se acostumar com a temperatura do aquário. Depois de alguns minutos você pode colocar o peixe e um pouco da água que veio no saco plástico dentro do aquário. Não alimente seu peixe logo em seguida, pois ele pode ficar estressado.

Sobre alimentação é importante você não alimentar muito seu peixe, pois os resíduos da ração acabam sujando o aquário e o ideal é que você não fique trocando a água toda à semana. Na hora da troca é importante que você não retire toda, deixe sempre um pouco da água e complete com água tratada e limpa.

O aquário marinho precisa de outros produtos para deixar a água parecida com a água do mar. Você deve comprar sal marinho vendido em casas de aquários e skimmers para filtrar sua água de forma correta. Normalmente é mais caro manter um aquário marinho que um aquário de água doce.

Agora que você já sabe os primeiros passos para montar seu aquário, vá até a loja de aquário mais próxima e invista nessa beleza.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL