Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ter mais leite materno?

Como ter mais leite materno?

Ter leite suficiente para amamentar o bebê durante o tempo que for necessário é a preocupação de muitas mamães. O problema é que, devido a inúmeros fatores, pode haver diminuição na quantidade de leite produzida. Na maioria dos casos é possível reverter o processo com algumas medidas simples. Fique por dentro do assunto e confira dicas de como ter mais leite materno.

Saiba quais alimentos são capazes de estimular a produção de leite materno.

Algumas dicas simples podem ajudar a aumentar a produção de leite. (Foto: divulgação)

A importância de combater os problemas emocionais

Problemas emocionais como o estresse, a ansiedade, o cansaço intenso e a depressão ocupam o primeiro lugar no ranking de problemas capazes de interferir na lactação. O efeito negativo sobre a produção de leite se deve ao fato desses estímulos negativos inibirem a secreção de prolactina, o principal hormônio responsável pela produção de leite materno. Uma medida eficiente para garantir quantidades adequadas de leite é identificar precocemente e combater esses problemas. É fundamental que as mulheres não abram mão de repousar e curtir momentos de lazer. Caso essas medidas não estejam resolvendo a situação, a melhor alternativa pode ser procurar auxílio profissional.

Pega incorreta do bebê

A maioria dos bebês é capaz de pegar o bico do peito de maneira correta. Porém, devido às variações tanto na anatomia do seio materno como na cavidade oral do pequeno e vários outros fatores, não é incomum encontrar crianças que mamem de forma errada. O resultado é o aparecimento de fissuras extremamente dolosas no peito da mulher, levando-a a parar o aleitamento materno.

Os problemas emocionais são a causa número 1 de diminuição da lactação. (Foto: divulgação)

O problema é que a sucção do peito pelo bebê é o principal estímulo para a produção de leite, e sem ele é possível que a lactação diminua. Portanto, para se prevenir desse tipo de problema vale a pena conferir se a criança mantém uma pega adequada, além de tratar precocemente qualquer tipo de lesão que possa surgir nas mamas.

Amamentação insuficiente

Apesar de quererem amamentar, muitas mães acabem deixando de oferecer o peito ao bebê por julgarem que estão com leite insuficiente e que a criança passará fome. É fundamental que as mulheres entendam que, quanto mais o pequenino mamar, mais leite será produzido.

Para contornar a situação, a dica é deixar a criança mamar no peito, independente da quantidade de leite produzida e até mesmo da presença ou não do leite. O bebê deve sugar o peito pelo maior tempo possível, para que só depois seja oferecida suplementação nutricional.

Confira alguns mitos e verdades sobre a amamentação.

Quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. (Foto: divulgação)

O aleitamento materno é um processo que pode ser influenciado por inúmeros fatores. Para garantir uma boa lactação e poder nutrir o bebê pelo tempo que for necessário, vale a pena seguir as dicas e não se preocupar mais com esse tipo de problema.

Recomendado para você
Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Moda plus size masculina: roupas, dicas para se vestir

Bem Estar

Complicações da cirurgia de pedra no rim

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *