Menu

Notícias

Atualizado em 22 de maio de 2011, às 22:28 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como ter disciplina nos Estudos

estudar Como ter disciplina nos Estudos

Atualmente vivemos em uma época onde a educação está sendo cada vez mais valorizada. O que antes era um diferencial agora tornou-se uma exigência do mercado de trabalho. Se antes ter um curso superior completo era garantia dos melhores empregos hoje isso não significa mais a certeza. Como consequência disso, o importante é não parar no tempo e estar em constante evolução.

Isso significa que as exigências são muito mais altas. Desde muito cedo já começamos a pensar em assuntos como vestibulares e concursos públicos. Sendo assim, um atributo muito importante é a capacidade de estudo. Engana-se quem pensa que seja algo muito fácil, resumido apenas no ato de sentar e ler. A verdade é que o aprendizado exige disciplina e compromisso, portanto é preciso que esse ato seja levado a sério. Pode parecer um fardo para alguns a ideia de ficar em casa estudando enquanto há tantas outras coisas mais divertidas para fazer, mas os benefícios a longo prazo compensam qualquer pensamento de que seja um sacrifício. A verdade é que a disciplina e a organização podem fazer com que você aproveite melhor o seu tempo e não deixe de fazer absolutamente nada do que gosta.

E então? Ficou interessado? Confira então algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Dicas para estudar:

Como foi dito, o ato de estudar exige disciplina, porém não é tão complicado quanto parece. Isso pode ser conquistado com pequenos hábitos. Veja:

- Prestar atenção nas aulas: Se você frequenta sala de aula, seja de colégios, faculdades ou cursinhos saiba que o fato de estudar em casa não exclui a necessidade de ficar atento ao que é dito pelo professor. Algumas matérias podem ser complexas demais para estudar sozinho, sendo necessária a orientação do professor. Essa atitude também evita que o aluno fique sobrecarregado de temas para estudar.

estudar. Como ter disciplina nos Estudos

- Ter uma rotina: Procure estabelecer algumas regras para estudar, como horários e disciplinas que atendam as suas necessidades. A simples atitudes de programar quais matérias pretende estudar, quais tarefas devem ser feitas e quais os assuntos a serem revisados podem significar mais proveito das horas dedicadas aos estudos, menos desperdício de tempo e até mesmo algumas horas a mais de descanso e lazer. Sem contar que ter uma regularidade faz com que a ideia de sentar e estudar seja um hábito, o que facilita muito a sua vida.

- Ambiente tranquilo: É preciso procurar um ambiente calmo para estudar, onde não haja muito barulho e o telefone não fique tocando de cinco em cinco minutos. Estudar é um ato que exige concentração e é difícil se concentrar no meio da bagunça. Isso também fará com que o seu plano de estudos seja melhor aproveitado.

study 500 Como ter disciplina nos Estudos

- Eliminar as distrações: Esqueça da televisão, do MSN ou das redes sociais como o Orkut, o Facebook e o Twitter. São itens que só dificultam a concentração. Você pode muito bem bater papo e se divertir uma outra hora, quando estiver de folga e o tempo for mais propício a isso. É preciso aproveitar bem o seu tempo para não ter arrependimentos mais tarde.

- Ter todo o material por perto: É muito chato ter que ficar interrompendo a leitura para buscar alguma coisa que possa ter esquecido, portanto lembre-se de ter tudo em suas mãos: apostilas, dicionários, lápis e outros itens. Isso pode te ajudar a aproveitar melhor o embalo dos livros sem se desconcentrar.

- Fazer intervalos: Depois de estudar um tópico ou de uma maratona de exercícios faça um alongamento, dê a si mesmo uns quinze minutos de pausa para refrescar a mente antes de voltar ao trabalho. Corpo e cérebro precisam de descanso.

- Cuidar bem de sua saúde: Encarar livros e apostilas sem comer direito ou morrendo de sono é um castigo para qualquer um, portanto é preciso cuidar da alimentação e do sono para ter concentração e disposição. Assim o seu cérebro vai funcionar bem melhor.

Viu só? Não é nada absurdo. Pode parecer difícil para alguns, porém os benefícios a longo prazo compensam o esforço e as horas de trabalho duro. Bons estudos para você!