Menu

Serviços

Atualizado em 27 de julho de 2011, às 12:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como Solicitar Pensão Alimentícia para Filhos

Pensao 1 300x199 Como Solicitar Pensão Alimentícia para Filhos

O casal decide se separar. Claro que não se trata de uma medida simples e que deve ser feita com muita frieza e racionalidade. Ter um projeto de passar o resto de uma vida ao lado de uma pessoa e de repente ver tudo isso se desfazendo deve ser, no mínimo, algo muito complicado de lidar não é mesmo?

Hoje, com a prática da justiça conciliadora, muitos casais têm optado por fazer isso de forma muito amena, sem maiores constrangimentos e brigas e ainda mais quando há filhos envolvidos na história é que tudo deve ficar ainda mais delicado e exigindo dos pais um maior zelo em como conduzir tudo, para evitar certos traumas. No entanto, nem sempre as coisas acontecem com tanta civilização.

Quando um processo de divórcio tramita na justiça muitos detalhes passam a ser discutidos como a separação de bens (caso tenha), com quem vai ficar a guarda das crianças e também a pensão alimentícia dos filhos. Estes são pontos básicos que envolvem um processo judicial de separação e que muitas vezes são causas de verdadeiros embates judiciais de tanto que podem gerar conflitos. É por isso que é sempre bom para o casal ter um bom diálogo sempre porque isso ajuda a se entrar num consenso, evitando brigas desgastantes.

Pensao 2 Como Solicitar Pensão Alimentícia para Filhos

Como se pode ver, muitas coisas são contabilizadas quando se entra com pedido de divórcio. Porém, um deles pode causar situações ainda mais drásticas como o não cumprimento da pensão alimentícia. Pois é, uma vez determinado pela justiça, pai terá que pagar em dia, com a pensão estabelecida pelo juiz, a sentença deve ser atendida a risca porque pode causar uma pena muito dura para o pai: prisão.

Para resguardar o direito da mulher e dos seus filhos é que o Mundo das Tribos vai agora ensinar como solicitar pensão alimentícia dos seus filhos. As dicas serão bem fáceis e simples para que você adiante ao máximo ao seu lado e não perca tempo caso haja alguma morosidade por parte da justiça.

Se bem que as famílias têm podido contar com uma justiça mais ágil quando o assunto é estabelecer a pensão alimentar de filhos e até mesmo quando se demora três meses com o valor sem ser pago, basta que a mãe dê uma queixa na delegacia mais próxima de sua casa para que o valor seja pago e caso o pai se recuse a pagar, o destino dele vai ser a cadeia.

E tudo muito rápido, sem precisar enfrentar nenhuma demora ou burocracia!
Caso você não possa pagar um advogado para mover estar ação a seu favor, procure uma unidade de defensoria pública bem perto de você para que o defensor público faça valer os seus direitos. Afinal, os filhos não têm que serem provados dos seus direitos básicos como educação, saúde e alimentação só porque os pais resolvem não conviverem mais juntos. E para que estas garantias não fiquem em falta é que existe a justiça que é totalmente favorável para que esta lei seja cumprida.

Pensao 3 300x208 Como Solicitar Pensão Alimentícia para Filhos