Menu

Culinária

Atualizado em 18 de março de 2013, às 12:17 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Servir Fondue – Dicas

fondue3 Como Servir Fondue   Dicas

No inverno nada melhor que algumas especiarias para esquentar os dias frios. Dentre os preferidos está a fondue. A primeira fondue que surgiu foi na Suíça, quando, certa ocasião, ocorreu uma superprodução de queijo e para não perder esta iguaria, que endureceu muito com o frio do inverno, derreteram e acrescentaram uma bebida alcoólica de cereja chamada Kirsch e usavam pedaços de pão para irem provando o tempero. Com o passar do tempo novas idéias foram surgindo, entre elas a fondue de carne (bourguignon), de peixe e de camarão, além da de chocolate. Nos brasileiros estamos mais familiarizados com a fondue de queijo e de chocolate, fazendo desta comida uma das mais escolhidas para os dias frios, proporcionando um ambiente muito agradável.

Para quem deseja servir o fondue deve fazer alguns preparos. Primeiramente deve-se comprar os ingredientes. Para fazer por exemplo uma fondue de queijo você pode comprar a massa pronta ou fazer por si próprio, os queijos mais utilizados na receita são o Emmenthal combinado com o Gruyére, para acessar uma receita de fondue de queijo. A fondue de queijo é feita no fogão e já vai à mesa derretida, para que a consistência seja acertada antes de ir à mesa. Prepare uma cesta forrada com uma toalhinha para colocar os pães cortados em quadradinhos. A consistência da massa deve ser cremosa para ficar grudada no quadradinho de pão e para endurecer o fondue que ficou sem boa consistência, adicione aos poucos, sempre mexendo bem, mais do queijo que está usando, já ralado. O vinho branco seco presente na receita pode ser acrescentado a mais caso a fondue ficou bem encorpada.  Este vinho é ingrediente essencial da fondue de queijo, porém um toque especial pode ser dado pela bebida Kirsch (água ardente de cereja com 43% de álcool), caso não queira esta você pode substituir por vodca ou até cognac.

fondue2 Como Servir Fondue   Dicas

Para servir a fondue de chocolate é preciso que também derreta o chocolate no fogão e depois traga a mesa. As frutas são mais indicadas para este tipo de fondue, principalmente morango, uva, kiwi e banana. Então é necessário que primeiramente compre todas as frutas, corte em pedacinhos (menos as uvas) e coloque em pratos ou distribua da maneira  que preferir. Veja uma receita de fondue de chocolate aqui.

fondue1 Como Servir Fondue   Dicas

A fondue é uma comida que requer um local romântico, meia luz, de abajur ou velas. Um dos principais objetivos é reunir a família e amigos, fazendo com que todas fiquem próximas uma das outras. Esquenta e induz à intimidade. O mais aconselhável são mesas redondas e pequenas, porém caso isso não seja possível providencie uma boa distribuição de todos os elementos e de preferência divida a massa em mais de um aparelho de fondue.

Existem aparelhos próprios para fondue, que são movidos a algum tipo de fonte que proporciona calor, muitas vezes através do fogo, estes aparelhos são fundamentais para manter as massas aquecidas. Os mais comuns usam álcool em seus queimadores, estes duram aproximadamente 2 horas. Pode ainda ser encontrado aparelhos movidos a eletricidade, gás ou velas. A maioria dos jogos vem sempre com alguns garfinhos para facilitar no ato de comer. Lembre-se de tomar cuidado e avisar a todos sobre a alta temperatura. Caso você não tenha um aparelho de fondue pode apelar para uma panela que deve ser colocada sobre mesa junto com alguns garfos ou espetos.