Menu

Empregos

Atualizado em 4 de março de 2013, às 12:35 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como ser Taxista em SP

236842 taxi2 Como ser Taxista em SP

São Paulo é uma cidade cujo turismo cultural e de negócios demanda um serviço de táxi cada vez mais profissional e especializado, pois só assim será capaz de atender toda essa loucura da movimentação constante da cidade. Com certeza ser taxista em São Paulo é uma profissão muito lucrativa e quem aposta nessa opção conseguirá arrecadar um bom dinheiro no final de cada mês. A cidade é palco para grandes eventos, é ocupada por um grande número de pessoas, seu território possui as melhores empresas, a visita de novos turistas é constante e acredito que cidade melhor que essa para ser taxista não existe.

236842 taxi3 Como ser Taxista em SP

Antes de tudo, para ser taxista em São Paulo é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. Em seguida deve providenciar o Curso Especial de Treinamento e Orientação em uma das escolas autorizadas pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP), com este você conseguirá um comprovante de conclusão. Se você não sabe onde fazer este curso clique aqui e pesquise no campo “Pesquisa Empresas Autorizadas do Transporte Público Municipal” que te retornará a lista completa das escolas autorizadas.

Agora você deve visitar o Departamento de Transporte Públicos para conseguir emitir o Condutax, que é um documento que te dá licença para ser taxista. Ao emitir este documento você fará um cadastro automático no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis de São Paulo. A taxa para fazer o Condutax é de R$63,55 e para concluí-lo você precisa estar munido de alguns documentos: RG, CPF, CNH Profissional, Comprovante de Residência, Certidões de Distribuição e Execução Criminal e Certificado de Conclusão do Curso Especial de Treinamento e Orientação.

O veículo que irá circular como táxi também necessita de uma licença emitida pelo Poder Municipal, chamada ALVARÁ DE ESTACIONAMENTO (livre ou privativo). Hoje existem cerca de 32 mil alvarás ativos na Capital. Infelizmente, a Prefeitura de São Paulo não emite novos alvarás, pois ela acredita que com o número já expedido seja suficiente para atender à demanda de passageiros que fazem uso desse transporte. Como não há mais emissão de alvarás, o taxista interessado em exercer a atividade deve procurar por algum detentor de alvará que esteja disposto a transferir a licença. Existe ainda a possibilidade de dividir um alvará, de acordo com a Lei 13.115 de 6 de Abril de 2001, fazendo uma combinação privada entre dois motoristas autônomos, assim ambos dividem o carro, podendo revezar um a noite e outro durante o dia. A Prefeitura de São Paulo realiza sorteios de alvarás sempre que possível, já que alguns não renovam o alvará anualmente, acabam perdendo, então fique atento a esses acontecimentos.

236842 taxi1 Como ser Taxista em SP

Conseguido todos estes documentos agora você pode ser taxista, escolha então o seu lugar de trabalho a partir do alvará e comece a trabalhar. É importante você estar sempre se atualizando fazendo cursos, especialmente de línguas, já que o número de estrangeiros na cidade é grande, pois só assim você será um grande destaque entre os taxistas.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.