Bem Estar

Como separar os ambientes sem usar paredes

Por Redacao

Não tem jeito, com o crescimento acelerado das cidades pequenas e daquelas que já são bem grandes, o espaço se reduz e os imóveis conjugados são cada vez mais comuns, seja para solteiros ou famílias inteiras.

Entrar em um local sem divisórias e ter que ‘criar’ sala, quarto e cozinha de forma harmônica pode parecer difícil, mas não é! Veja algumas dicas valiosas na hora de decorar conjugados.

Setorizando os ambientes

Antes de tudo, é preciso avaliar o local para ter noção exata de espaço. O próximo passo é setorizar os ambientes para que cada coisa fique no seu lugar e ganhe funcionalidade. Isso tudo sem interferir na luz ou na corrente de ar que são importantes em qualquer residência.

Use e abuse da criatividade e do bom senso e lance mão de alguns truques.

Pisos Diferentes

Para distinguir um espaço de outro de forma definitiva, selecionar pisos diferentes para cada área é uma boa ideia. Talvez mais escuro na parte determinada como quarto, mais claro na cozinha e assim por diante. Visualmente fica muito bonito, harmônico e delimita exatamente o espaço.

 

Tapetes

Para dividir o espaço não de forma definitiva, mas tão eficiente quanto pisos diferentes, use tapetes. Na imagem, fica claro a transição de um ambiente para outro e o que pareceria um enorme quarto com estante e sofá, passa a ser sala e quarto.

Estante e Lareira

Estantes são sempre úteis e necessárias em qualquer casa. Por que não utilizá-las como uma divisória de ambientes? Na foto abaixo, a estante forma um L separando cozinha e sala de jantar, da sala de visitas. Ela é vazada, o que permite visibilidade e estilo, sem comprometer luminosidade e circulação do ar.

Nesse projeto, a lareira com espaço para a TV ficou muito charmosa, sem tomar muito espaço. A funcionalidade é evidente quanto a divisão de quarto e sala. Percebe-se que o ambiente acaba ganhando amplitude quando bem organizado e quando o restante da decoração também está interligada.

Cortinas

Nada como uma boa cortina tipo painel para separar de vez os ambientes. Em especial, se você tem pouco espaço entre um móvel da sala e a cama, como na foto, a cortina não ocupa espaço e é a melhor opção.

Cortinas artesanais como aquelas em continhas ou fitas ficam muito bonitas e atendem à questão da iluminação.


Biombos

Existem diferentes tipos de biombos que vão separar os ambientes de forma muito estilosa e diferenciada. São simples e de fácil manuseio.

Não é difícil criar divisórias para determinados ambientes. Utilize toda a sua criatividade e mãos à obra!

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

2 respostas para “Como separar os ambientes sem usar paredes”

  1. Marilda Alves disse:

    Gostaria de fazer um quarto dos meus filhos com espaço a atrás do meu quarto como guarda coisa só que naõ tem lage e sim telhado com devo fazer um quarto conjugado com porta por meu quarto e fecha porta que por lado de fora que fica no corredor que naõ tem lage será que fica legal mais naõ vai janela no quarto deles como vai fica a ventilação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *