Menu

Saúde

Atualizado em 5 de fevereiro de 2013, às 12:41 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como se tornar doador de esperma

A doação de esperma pode ajudar muitos casais a realizar o sonho de engravidar. Veja como se tornar um doador de esperma.

Quando o casal inicia sua vida em comum, é normal que tenha vontade de ter filhos. Porém, nem todos conseguem realizar esse sonho, pois 15% apresentam dificuldades para engravidar. A doação de esperma é uma ação voluntária, solidária e benéfica para o casal. Saiba mais sobre o assunto e veja como ser tornar um doador de esperma.

576720 A doação de espermas ajuda muitos casais a realizar o sonho de ter um filho. Foto divulgação Como se tornar doador de esperma A doação de espermas ajuda muitos casais a realizar o sonho de ter um filho. (Foto: divulgação)

Doação de esperma

A doação de esperma é uma ação voluntária e solidária, onde o homem saudável e com uma boa qualidade de esperma realiza a doação de suas células de reprodução para que sejam usadas pelos centros de reprodução autorizada. O intuito dessa ação é produzir gravidezes em mulheres que necessitam, já que possuem problemas com infertilidade ou sem parceiro masculino.

A gestão, controle e supervisão da doação de esperma são realizados nas clínicas de reprodução, incluindo o banco de esperma entre os serviços disponíveis.

Veja como aumentar as chances de engravidar 

Casos que necessitam da doação de esperma

  • Casais heterossexuais sem espermatozoides, poucos ou anormais;
  • Falhas no tratamento de reprodução assistida com uso de esperma do casal;
  • Mulheres sem parceiros masculinos ou homossexuais;
  • Quando o pai pode passar distúrbios genéticos ou doenças contagiosas para o feto.
    576720 Seja você também um doador de esperma. Foto divulgação Como se tornar doador de esperma Seja você também um doador de esperma. (Foto: divulgação)

Quem pode ser um doador de esperma

São homens voluntários saudáveis, maiores de idade, que passam por vários controles de aceitação. Ou seja, devem estar em perfeito estado de saúde e qualidade do esperma.

A quantidade de mulheres e casais que precisam da doação de esperma é muito grande. Portanto, trata-se de uma forma muito simples de contribuir com a felicidade das pessoas.

Como se tornar um doador de esperma

Para ser um doador de esperma, é preciso ter entre 18 e 45 anos e não possuir doenças infecciosas ou genéticas. O voluntário faz um espermograma, onde será definida a qualidade do esperma. Em seguida, ele passa por uma consulta com urologista, onde são feitas várias perguntas, referentes as questões pessoais.

Vários exames também são feitos, desde clínicos até testes no aparelho reprodutor. Exames de sangue, também apontam para doenças hereditárias, como alterações nos cromossomos ou hemoglobina.

Procure um banco de doação de esperma para fazer os procedimentos necessários. Se tudo estiver certo, o voluntário é encaminhado para uma sala reservada para fazer a coleta.

576720 Procure um banco de doação de espermas e seja um doador. Foto divulgação Como se tornar doador de esperma Procure um banco de doação de espermas e seja um doador. (Foto: divulgação)

Veja também truques para escolher o sexo do bebê 

A doação de esperma é um ato de solidariedade e pode ajudar a muitos casais que ainda não realizaram o sonho de engravidar. Procure o banco de doação de esperma mais próximo da sua casa e faça os procedimentos necessários, se tornando um doador.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.