Search

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho não muito confortável, porém ser discreto e simpático ajuda a tornar o dia melhor.
Google plus

O primeiro dia de trabalho é desconfortável, mas pode ser melhorado (Foto: Divulgação)

O primeiro dia em uma empresa, em meio a pessoas que não conhece, sempre é estranho e desconfortável. Dificilmente alguém gosta do primeiro dia de trabalho. Mas para tornar o primeiro dia menos desconfortável é preciso agir de maneira discreta, observar mais do que agir. Mesmo porque nos primeiros dias em sua nova função é necessário que alguma pessoa te auxilie para que você não cometa erros e geralmente a sua função é olhar o outro trabalhar.

O período crucial do primeiro dia de emprego é a primeira hora e o almoço. No horário de chegada é quando acontecem situações embaraçosas, como ficar perdido na empresa. Por isso, se tiver a oportunidade, na hora em que for entregar os documentos para a contratação procure saber onde será a sua sala, ou prédio de trabalho. Na hora do almoço, não fique questionando o horário para almoçar, aguarde as pessoas te convidarem a não ser que passe muito do horário habitual de almoço.

Seja simpático no trabalho (Foto: Divulgação)

No primeiro dia de emprego é importante anotar todas as recomendações referente a sua função para não ficar repetindo perguntas, além de facilitar que você grave as informações pertinentes. Também é prudente não se envolver com conversas de corredor, onde sempre tem uma pessoa insatisfeita com a empresa que fala mal do ambiente de trabalho e de tudo mais que o cerca. Não fica bem opinar contra a empresa em seu primeiro dia. Outro ato que deve ser esquecido é falar mal do seu antigo emprego, chefe ou colegas de trabalho.

Espere alguem te chamar para almoçar (Foto: Divulgação)

É comum que as pessoas falem para você sobre a pessoa que ocupou o seu cargo, inclusive comparando o seu trabalho com o exercido por essa pessoa. É deselegante fazer piadas sobre a pessoa que era “dona” do seu cargo antes de você ser contratado, também não é de bom tom menosprezar o trabalho do seu antecessor, por pior que seja, pois as pessoas podem te julgar prepotente e sem humildade, o que cria impressões sobre o seu trabalho e sua personalidade bem negativas. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, por isso seja simpático e discreto, não faça comentários desnecessários e invasivos que possam constranger as pessoas e criar um clima ruim no trabalho.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Marcelo
    Publicado em 08/08/2012 às 12:48 AM [+]

    Li o artigo e me identifiquei com algumas situações vivenciadas por mim em algumas empresas que trabalhei, percebo que fugir dos equívocos iniciais em um novo emprego é fundamental, acredito que quanto mais discretos formos inicialmente haverá menos chance do fracasso (palavra forte), tudo depende do nosso equilíbrio emocional, saber ouvir, saber falar, atitudes precipitadas demonstram desiquilíbrio e fazem com que teus colegas e chefia te vejam com maus olhos, há uma linha muito tênue entre o sucesso e o fracasso.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top