Menu

Serviços

Atualizado em 1 de abril de 2011, às 20:01 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Se Aposentar Por Idade

como se aposentar por idade Como Se Aposentar Por Idade

Os contribuintes da Previdência Social podem contar com diversas formas de conseguir aposentadoria, como é o caso do critério por idade. Depois de fazer as contribuições adequadamente ao longo dos anos, o indivíduo tem todo o direito de recorrer o seu benefício e providenciar a documentação necessária para se tornar um aposentado brasileiro.

Administrada pelo Ministério da Previdência Social, a aposentadoria é uma das principais finalidades do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os contribuintes que apresentarem as condições para se aposentar por idade, tempo de serviço ou invalidez podem realizar o pedido numa unidade de atendimento da previdência e aguardar um prazo para conseguir receber o salário como aposentado.

O INSS desenvolve o seu trabalho pensando no bem-estar dos brasileiros, procurando usar as contribuições para substituir o salário do trabalhador. Os valores pagos mensalmente pelo instituto funcionam como uma espécie de remuneração que varia de acordo com as tarifas pagas pelo aposentado ao longo de sua vida.

Além de se preocupar com as condições de aposentadoria, também cabe ao INSS desenvolver atividades na área de auxílios, como salário-família, pensão-morte, salário-maternidade, entre muitos outros. O Instituto ainda conta com o sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) para melhorar o seu atendimento e serviços prestados aos contribuintes e já aposentados.

Passo a Passo para se aposentar por idade

como se aposentar por idade 3 Como Se Aposentar Por Idade

A aposentadoria por idade é um dos principais fatores para a concessão do benefício, sendo que o contribuinte precisa se enquadrar nos critérios do INSS para conseguir receber o seu salário como aposentado. Nessa categoria, a pessoa com idade avançada pode solicitar junto a previdência a análise do seu perfil para conseguir se aposentar adequadamente.

Somente podem aposentar por idade homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 60 anos. Trabalhadores rurais correspondem a uma exceção a essa regra, já que ambos os sexos podem solicitar a aposentadoria cinco anos mais cedo. Outra regra importante é de que os inscritos na Previdência precisam ter pelo menos 180 meses de contribuição, o que corresponde a 15 anos.

É necessário comprovar o número de contribuições para requerer o benefício, sendo que os valores precisam se enquadrar na tabela oficial.  Não há segredo sobre como se aposentar por idade, basta comparecer até uma agência da Previdência Social para fazer um requerimento junto a um atendente. O trabalhador também pode entrar em contato com a central da APS pelo telefone 135 e agendar uma avaliação do seu perfil para dar início ao processo de aposentadoria. A ligação é gratuita e os atendentes estão disponíveis de segunda a sábado, das 8 às 23 horas (horário de Brasília).

O sistema adotado pela Previdência para aposentar as pessoas é moderno, eficiente e capaz de fazer o reconhecimento dos direitos previdenciários automaticamente a partir da análise das informações dispostas no banco de dados. O sistema de chama CNIS e consegue agilizar toda a burocracia que existe para conseguir se aposentar.

O contribuinte precisa apresentar todos os documentos necessários na hora do atendimento, comprovando seus vínculos empregatícios e outras informações a respeito do seu perfil profissional. A aposentadoria por idade ainda sugere a 70% do salário de benefício e o indivíduo não pode deixar lacunas no sistema a respeito da sua vida como trabalhador.

Em alguns casos, o INSS costuma pedir informações para completar os dados do CNIS. Sendo assim a concessão do benefício não acontece de forma imediata e o contribuinte aguardar mais um tempo para receber a resposta do seu pedido de aposentadoria por idade.