Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como saber se um site é confiável

Como saber se um site é confiável

A internet esconde vários perigos, o que exige certos cuidados na hora de utilizá-la.

Apesar de ser uma excelente ferramenta para o nosso dia a dia, a internet também esconde alguns perigos. Basta um pequeno descuido para você cair em algum golpe ou ter seus arquivos pessoais roubados.

Boa parte dessas armadilhas está agregada em sites que, a primeira vista, parecem inofensivos. Entretanto, muitos criminosos criam páginas eletrônicas falsas para enganar as vítimas e obter o que deseja.

Para não cair neste tipo de embaraço, você precisa colocar em prática algumas orientações importantes. Elas vão te ajudar a ficar mais atento na hora de navegar pela web e garantir mais proteção ao seu PC. Confira!

Veja também: Internet Banking – cuidados.

Dicas para saber se um site é confiável

Siga essas orientações e evite surpresas desagradáveis.

1. Um detalhe que você deve observar na hora de acessar uma página é a sua URL. Se o site tiver um endereço estranho, desconfie, pois a chance dele ser fraudulento é grande. Você precisa ficar de olho principalmente nas páginas com as extensões .org, .net e .com, que podem ser compradas por qualquer pessoa.

2. Sites que não fornecem informações sobre o autor de seus conteúdos são bastante duvidosos, por isso que este é um detalhe que deve ser levado em conta na hora do acesso. Quando estiver na rede, verifique ainda a popularidade da página através dos serviços de busca e veja se ela disponibiliza dados para contato.

3. Apesar de não dar muitas garantias ao usuário, o fato de o site fazer parte de um portal conhecido aumenta a sua confiabilidade.

Saiba como pagar uma conta pela internet sem correr riscos.

Cada detalhe deve ser observado na hora de verificar a confiabilidade do site.

4. A estrutura da página também pode dar indicativos sobre a sua procedência. Geralmente, os sites com design amador são os que apresentam maior risco. Entretanto, lembre-se de que este detalhe não prova a legitimidade do portal, o que o obriga a fazer outras avaliações.

5. Certamente, você já deve ter ouvido a frase: “o peixe morre pela boca”. No caso da internet, a história não é diferente, já que a curiosidade é o que move a maioria dos usuários a mexerem onde não deveriam. Por isso, quando estiver navegando, evite clicar em links suspeitos, promoções mirabolantes e conteúdos do gênero. Do contrário, você pode ter uma surpresa não muito agradável.

6. Páginas que possuem serviços de segurança apresentam o código “https://” (observe a letra “s” no final do código). Esse certificado deve estar presente em sites que reúnem dados confidenciais, como o é o caso dos endereços bancários.

Sem dúvida, essas orientações são suficientes para que você possa usar a internet com mais tranquilidade e segurança.

Recomendado para você
Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Tecnologia

Aplicativos para ajudar nas compras do supermercado

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *