Tecnologia

Como saber se um site é confiável

A internet esconde vários perigos, o que exige certos cuidados na hora de utilizá-la.

Apesar de ser uma excelente ferramenta para o nosso dia a dia, a internet também esconde alguns perigos. Basta um pequeno descuido para você cair em algum golpe ou ter seus arquivos pessoais roubados.

Boa parte dessas armadilhas está agregada em sites que, a primeira vista, parecem inofensivos. Entretanto, muitos criminosos criam páginas eletrônicas falsas para enganar as vítimas e obter o que deseja.

Para não cair neste tipo de embaraço, você precisa colocar em prática algumas orientações importantes. Elas vão te ajudar a ficar mais atento na hora de navegar pela web e garantir mais proteção ao seu PC. Confira!

Veja também: Internet Banking – cuidados.

Dicas para saber se um site é confiável

Siga essas orientações e evite surpresas desagradáveis.

1. Um detalhe que você deve observar na hora de acessar uma página é a sua URL. Se o site tiver um endereço estranho, desconfie, pois a chance dele ser fraudulento é grande. Você precisa ficar de olho principalmente nas páginas com as extensões .org, .net e .com, que podem ser compradas por qualquer pessoa.

2. Sites que não fornecem informações sobre o autor de seus conteúdos são bastante duvidosos, por isso que este é um detalhe que deve ser levado em conta na hora do acesso. Quando estiver na rede, verifique ainda a popularidade da página através dos serviços de busca e veja se ela disponibiliza dados para contato.

3. Apesar de não dar muitas garantias ao usuário, o fato de o site fazer parte de um portal conhecido aumenta a sua confiabilidade.

Saiba como pagar uma conta pela internet sem correr riscos.

Cada detalhe deve ser observado na hora de verificar a confiabilidade do site.

4. A estrutura da página também pode dar indicativos sobre a sua procedência. Geralmente, os sites com design amador são os que apresentam maior risco. Entretanto, lembre-se de que este detalhe não prova a legitimidade do portal, o que o obriga a fazer outras avaliações.

5. Certamente, você já deve ter ouvido a frase: “o peixe morre pela boca”. No caso da internet, a história não é diferente, já que a curiosidade é o que move a maioria dos usuários a mexerem onde não deveriam. Por isso, quando estiver navegando, evite clicar em links suspeitos, promoções mirabolantes e conteúdos do gênero. Do contrário, você pode ter uma surpresa não muito agradável.

6. Páginas que possuem serviços de segurança apresentam o código “https://” (observe a letra “s” no final do código). Esse certificado deve estar presente em sites que reúnem dados confidenciais, como o é o caso dos endereços bancários.

Sem dúvida, essas orientações são suficientes para que você possa usar a internet com mais tranquilidade e segurança.

Recomendado para você
Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Melhores antivírus para proteger Android: quais são

Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *