Menu

Serviços

Atualizado em 15 de março de 2012, às 14:18 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como Saber se Tem Direito ao PIS

Pis 1 300x225 Como Saber se Tem Direito ao PIS

Vamos hoje falar um pouco mais sobre um assunto que vai interessar muitos trabalhadores que é sobre o Abono Salarial, o qual faz parte do programa PIS.
Primeiro é importante sabermos que o abono salarial é um beneficio pago anualmente aos trabalhadores, a partir do quinto ano que assinou sua carteira de trabalho, ou seja, a partir do sexto ano, todo ano o trabalhador irá receber o equivalente a um salário mínimo.

Quem tem direito ao PIS

Para ter direito a este benefício, você precisa estar atendendo alguns requisitos, estes são:

Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano base considerado para apuração;
Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do ano base considerado;

Para receber seu PIS como é mais conhecido, você precisa apresentar o seu documento de identificação que pode ser :

Carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, identidade militar, carteira funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto, carteira de identidade de estrangeiros emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal ou Passaporte, emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País. Qualquer um desses documentos servem como documento de identificação.

Onde receber o PIS

Para você que tem direito ao PIS e deseja saber onde recebe-lo, veja os locais permitidos a pagar o seu abono salarial:

Nas agências da CAIXA;
Nos Correspondente CAIXA AQUI Lotéricos;
Nos terminais de autoatendimento;
Nos Correspondentes CAIXA Aqui;
Por meio de folha de pagamento, se for formalizado convênio CAIXA PIS-Empresa;

Através do crédito em conta corrente ou poupança, para clientes da CAIXA.

Só para ressaltar, quem é funcionário público não tem o PIS e sim o PASEB, porém, estes devem seguir as mesmas orientações do PIS para receber seu PASEB.

E se você quer consultar seu PIS/PASEB você pode estar acessando o site da CAIXA. Se você é trabalhador, não deixe de sacar o seu PIS em tempo estabelecido no próprio cronograma do programa. Trata-se de um salário mínimo a mais para lhe dar aquela forcinha extra nas contas de casa. Não perca o prazo porque se passar do tempo determinado, somente no ano que vem você poderá sacar o valor.

E se você ainda continua com algumas dúvidas sobre este assunto, é só estar acessando o site da CAIXA clicando aqui, ou ligando para os telefones PASEP: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais regiões), PIS 0800 285 0101 – Sudeste, Nordeste e Norte e 0800 61 0101 – Sul e Centro-Oeste.

Confira abaixo o calendário de pagamento PIS 2011-2012:

234628 calendario de pagamentos pis Como Saber se Tem Direito ao PIS

 

Conteúdo avaliado com média: