Tecnologia

Como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar

Como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar? Essa é uma pergunta que precisa de algumas informações para esclarecer. Para saber o que se passa com a internet na sua residência ou na sua empresa, confira algumas sugestões abaixo.

Como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar

Como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar, confira dicas (Foto Ilustrativa)

A conexão sem cabo está cada vez mais comum nos ambientes residenciais e empresarias. Em casa, o famoso wi-fi é bastante comum, já que dessa forma, o mesmo pacote de internet pode dar acesso para celulares, notebooks, computadores e até para os tablets, sem que o cliente precise pagar mais por isso.

Aplicativos que fazem caricaturas de graça

Mas e se a velocidade cair muito? Como solucionar esse problema? A velocidade pode ser reduzida por vários fatores. Entre eles, a quantidade de pessoas utilizando do mesmo pacote de dados, algum arquivo grande sendo baixado ou a suspeita de que o sinal de internet, propagado pelo roteador, possa estar sendo roubado.

Verifique se há alguém utilizando sua internet sem fio com a ajuda de aplicativos (Foto Ilustrativa)

Como verificar

O primeiro como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar é identificar se há algum período do dia, de manhã, à tarde ou à noite, em que a internet fica mais lenta. Se isso ocorrer, pode ser que um vizinho ou visitante da região esteja utilizando a sua conexão sem fio.

Pelo roteador também é possível verificar. Confira se todos os aparelhos que usam da sua conexão estão desligados, sem acesso à internet sem fio em questão. Vá até o roteador e verifique. Há uma das luzes do aparelho que é referente ao wi-fi. De acordo com o modelo do aparelho, o nome pode ser diferente, por isso, verifique no manual do seu roteador. Caso esta luz esteja acesa, mesmo com os aparelhos da casa desligados, há sinal de que alguém fora da residência ou empresa esteja usando a sua internet.

Altere a senha para dificultar o acesso de estranhos à sua rede sem fio (Foto Ilustrativa)

Descobrindo o invasor

Verifique as possibilidades de aplicativos para identificar quantos e quais aparelhos estão conectados à sua internet sem fio. Há diversas opções gratuitas e que ajudam a descobrir se há um invasor e assim você tem como saber se seu wi-fi está sendo roubado e como evitar.

Há opções para celulares, como o Fing, para Android e iOS, outras para cada um desses sistemas operacionais, e até para computadores, como o Angry IP Scanner entre outras plataformas gratuitas e eficientes.

Esses aplicativos conseguem identificar a quantidade de aparelhos que estão conectados à sua rede wi-fi e identificá-los pelo IP.

Altere a senha

Uma alternativa simples e eficiente é alterar a senha pata algo que seja mais difícil de ser descoberto. Frases em vez de palavras, Datas em vez de sequência de números, letras de música e até trechos de poema podem ser uma boa saída.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *