Menu

Serviços

Atualizado em 30 de setembro de 2012, às 8:29 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como saber se o nome esta no SPC

Para verificar se você está com o nome sujo e possui restrições no CPF é necessário comparecer pessoalmente a uma das entidades conveniadas ao SPC Brasil.

Com a facilidade de crédito que há atualmente no mercado nacional, o consumo tem crescido a cada dia, assim como o número de pessoas que, por variados motivos, acaba não conseguindo pagar as suas contas e ficando inadimplentes, com o nome sujo, como é dito popularmente.

521110 como saber se o nome esta no spc Como saber se o nome esta no SPCPara saber se o seu nome está no SPC, é necessário comparecer pessoalmente a uma das entidades vinculadas ao SPC (Foto: Divulgação)

As pessoas que compram e deixam de pagar ou atrasam o pagamento, acabam tendo o CPF inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), maior banco de dados da América Latina e que conta com informações sobre pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil.

É comum que as pessoas fiquem curiosas para saber se o nome está no SPC e se você é uma delas, a primeira coisa que deve tomar ciência é que não existe consulta gratuita via internet ao SPC, como vários sites prometem fazer. No site do SPC, apenas as empresas cadastradas e filiadas ao serviço podem fazer as consultas, mediante o uso de login e senha.

O SPC até disponibiliza a consulta gratuita, mas o interessado deve comparecer pessoalmente às unidades das entidades associadas ao SPC Brasil, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou as Associações Comerciais, que estão localizadas na maior parte dos municípios do país.

Os endereços dessas entidades podem ser conferidos no site do SPC Brasil.

Documentos necessários para fazer a consulta ao SPC

521110 como saber se o nome esta no spc 1 Como saber se o nome esta no SPCO interessado na consulta deve apresentar o CPF e a identidade (Foto: Divulgação)

Ao comparecer a uma das unidades dessas entidades conveniadas, que geralmente funcionam nos dias úteis, em horário comercial, para saber se o seu nome está no SPC, é necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, ressaltando que é a própria pessoa interessada na consulta quem deve ir ao local.

Tire suas dúvidas: SPC e Serasa: Quanto tempo o nome pode permanecer cadastrado?

Em caso de não poder comparecer, o interessado pode pedir que um representante legal vá até o balcão de atendimento e faça a consulta, apresentando procuração com firma reconhecida em cartório, constando o CPF e a data de nascimento do solicitante, além de outras informações.

Leia também: Consulta SPC e Serasa grátis

Extrato de consulta ao SPC

521110 como saber se o nome esta no spc 2 Como saber se o nome esta no SPCUma das entidades onde você pode saber se o seu nome está no SPC é Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL (Foto: Divulgação)

Ao fazer a consulta no balcão de atendimento para saber se o nome está no SPC, será emitido um extrato, que trará informações detalhadas sobre os débitos existentes em seu CPF (cartão de crédito, carnês, duplicatas, empréstimos, financiamentos, etc) e os registros de ocorrência no CCF (Cadastro de Cheques sem Fundos), entre outras, caso eles existam.

Além disso, o extrato traz ainda os valores das dívidas e os dados do credor para esclarecimentos ou quitação das dívidas. Para limpar o nome, o solicitante deve entrar em contato diretamente com a empresa para a qual está devendo, para saber como efetuar os pagamentos.

Se não houver restrições em seu nome, o extrato sairá trazendo essa informação.