Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como saber se alguém tem antecedentes criminais

Para consultar um antecedente criminal é necessário ter acesso as informações do RG da pessoa.
 

A pessoa não pode ser julgada por ter antecedentes criminais (Foto: Divulgação)

Algumas empresas exigem antecedentes criminais na hora de contratar um funcionário e geralmente o empregado é quem leva esse documento para a companhia juntamente com outros documentos necessários para a sua contratação. Mas, para saber se uma pessoa possui antecedentes criminais não é necessário solicitar que ela mesma leve a  documentação, você pode consultar por meio de alguns canais de atendimento, inclusive por meio da internet.

 

No site do Governo do Estado de São Paulo, por exemplo, é possível consultar os antecedentes criminais da pessoa por meio de alguns dados, porém é necessário que o RG dessa pessoa tenha sido emitido no Estado de São Paulo. Para consultar é simples, basta acessar o site, digitar o nome completo da pessoa, o número do RG, o sexo, a data de nascimento e data de expedição do documento, nome do pai e o nome da mãe. Após adicionar esses dados é necessário clicar em pesquisar e o documento será emitido.

Os cidadãos do Estado de São Paulo podem ter os documentos consultados em um site (Foto: Divulgação)

Para documentos expedidos em outros Estado do Brasil é necessário acessar o site do Governo daquela localidade e seguir passo a passo as indicações para a emissão. Outro meio de conseguir os antecedentes criminais é ir até a delegacia mais próxima, mas nesse caso deve ser a pessoa dona dos documentos para que o resultado seja  comunicado e o documento entregue. O mesmo vale para as pessoas que solicitam o comprovante de antecedes criminais por meio do Poupa Tempo, que aceita solicitações de documentos emitidos em todo o Brasil. Algumas pessoas gostam de consultar os antecedentes criminais com relação a sua própria documentação, para ver se está tudo correto, para que não haja eventuais problemas.

Para realizar a consultar é necessários de todas as informações que constam no RG (Foto: Divulgação)

Esse documento foi disponibilizado via internet para auxiliar os cidadãos, pois é possível agilizar o atendimento por meio de algumas informações simples e rápidas. Sem o serviço online as pessoas tinham que ir até as delegacias para ter acesso ao serviço, o que demandava mais tempo, e podia atrapalhar a rotina do cidadão. Para ter mais informações sobre o serviço acesso o site http://www.ssp.sp.gov.br/.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL