Menu

Brasil

Atualizado em 20 de junho de 2013, às 17:01 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como Remover Manchas de Roupas

Se você manchou alguma roupa e não sabe o que fazer, confira algumas dicas que podem ajudar

 Se existe algo capaz de tirar o sossego de muita gente, uma delas com certeza é manchar a própria roupa, não é mesmo? Manchas de bebida, comida, caneta, óleo são um verdadeiro tormento para muita gente especialmente quando acontece logo na nossa peça preferida.

3632 mancha3 Como Remover Manchas de RoupasManchas na roupa sempre causam transtorno, mas eles podem ter solução (Imagem: Divulgação)

Mas tudo bem, não se preocupe:  Se você manchou alguma roupa mas ainda está procurando uma maneira de remover a mancha e consertar o estrago respire fundo: pode ser que ainda haja esperança e o melhor: há várias dicas caseiras que podem ajudar nessa missão-quase impossível. O importante mesmo é procurar remover essa mancha o mais rápido possível.

Atenção: embora seja mais fácil remover manchas antes que ela seque no tecido, é importante lembrar que nesse caso a pressa também pode ser um problema. Na ânsia de resolver a situação o mais depressa possível, corre-se o risco de danificar o tecido com o uso de produtos errados, portanto fique atenta ao que usar.

Respirou fundo? Então confira algumas dicas para remover vários tipos de manchas que podem resolver o problema:

Como remover manchas nas roupas

Batom: Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente; É importante sempre lavar a roupa após o uso do álcool, pois do contrário ele pode acabar provocando novas manchas e também não deixe para secar ao sol.

Bebidas Alcoólicas: Esse tipo de mancha costuma sair com o uso do éter na maioria dos casos, porém faça isso em local ventilado pois o produto é forte e pode provocar mal-estar. Após isso, enxague com água e acima de tudo: nunca coloque a peça para secar sem que a mancha esteja completamente removida já que isso pode fazer com que ela grude ainda mais.

Bolor: Há duas dicas que podem servir. A primeira delas é adicionar álcool líquido sobre a mancha e esfregar o tecido. Já a segunda alternativa é  misturar 5 colheres de água sanitária e duas colheres de produto de limpeza pesada e aplicar sobre a mancha esfregando devagar para em seguida remover essa mistura com água corrente e logo depois aplicar uma pasta feita com açúcar e água no local da mancha. Após três minutos da aplicação dessa pasta, você poderá lavar a roupa normalmente.

Mofo: Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água;

Café: Manchas desse tipo podem se tornar permanentes, portanto se for possível lave a mancha imediatamente com água quente ou água fervendo. Uma segunda dica que pode ser eficiente é esfregar gelo na mancha até que esta desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada como forma de remover manchas de café. Porém, se a mancha estiver seca o indicado mesmo é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

Caneta esferográfica: Aplique um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue o local com chumaços de algodão, pois isso ajuda a remover o excesso da tinta. Caso não tenha álcool, você poderá usar vinagre ou acetona. Depois disso, lave a roupa manchada com detergente neutro ou sabonete e de preferência na mão, para que as fibras do tecido não estraguem.  Repita os procedimentos quantas vezes forem necessárias para que a mancha suma.

3632 378969 COMO TIRAR MANCHAS 95356294 MATERIA 600x400 Como Remover Manchas de RoupasAlgumas dicas para remover manchas são bem simples de fazer. (Imagem: divulgação)

Carvão: Essa dica é bem simples, basta esfregar miolo de pão fresco sobre a mancha.

Coca-cola: Lave a roupa o mais depressa possível usando água fria. Não lave com água morna ou quente porque isso acaba destacando a mancha ao invés de remover.

Ferro de passar: Coloque a área manchada sobre uma toalha e esfregue o tecido com algodão embebido em água oxigenada 10 ou 20 volumes, lavando-o normalmente e deixando-a secar normalmente. Ou anda você pode colocar maizena sobre a mancha e esfregar para a remoção.

Ferrugem: Essa também é fácil, é só colocar sal sobre a área da mancha e pingar gotas de limão. Esfregue um pouco a área da mancha e leve o tecido para secar sob o sol. Em seguida lave normalmente.

Sangue: Utiliza água oxigenada 20 volumes para fazer a seguinte mistura: utilizando próprio potinho do produto misture 9 potinhos de água para cada potinho de água. Aplique essa mistura na mancha e quando ela sair lave normalmente com água fria. Mas atenção! Tenha cuidado porque a água oxigenada pode provocar manchas brancas no tecido.

Frutas: Aplique leite fervente sobre o local da mancha e deixe por 24 horas. Após esse tempo lave normalmente.

Gordura: Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente; Você pode também aplicar talco sem cheiro sobre a mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Caso a mancha não tenha saído com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e depois lave normalmente.

Graxa: Nesse caso você poderá optar por usar margarina vegetal ou óleo de amêndoas, que são as aliadas para remover as manchas de graxas. Coloque um pouco de um destes produtos sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão;

Máquina de lavar: Um dos antigos mandamentos sobre lavar roupas diz que é importante separar as peças mais claras das peças coloridas, mas caso você tenha esquecido disso, pegue a roupa manchada e não a deixe secar.  Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida;

Ovo: Esse tipo de mancha requer atenção na hora de remover. Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e gotinhas de água sobre o local fetado. Depois lave com água fria. Não use água quente, pois ela faz com que a mancha fique mais acentuada.

Tinta a óleo: Manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina;

Facilitador geral: O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada;

3632 Como tirar mancha da roupa 2 Como Remover Manchas de RoupasManchar a roupa não precisa ser uma tragédia pois há dicas que podem facilitar a vida. (Imagem: Divulgação)

Produtos para tirar manchas específicas

Existem produtos que servem especificamente para determinados tipos de mancha e portanto não devem ser usados para remover outros tipos. São produtos que se usados de maneira incorreta podem danificar ainda mais o tecido, então fique de olho nessa lista:

Acetona: Para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos);

Água oxigenada: Para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la;

Álcool: Para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama;

Bórax: Para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café;

Leite: Para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir;

Magnésia: Para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido);

Talco: Para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. O talco age com eficiência sobre manchas de gordura; 

Vaselina: Para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono;

Vinagre branco: Para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

E então? As dicas foram úteis? Então comente e divida suas experiências conosco! 

Conteúdo avaliado com média: