Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Como Remover Manchas de Roupas? Essa é uma dúvida que aflige muitas pessoas, mas alguns truques caseiros ajudam a deixar os tecidos renovados. Leia a matéria e descubra como remover as manchas nas mais diferentes situações, desde as mais simples até as mais complexas. O melhor de tudo é que o processo de remoção utiliza itens encontrados facilmente em casa.

Como Remover Manchas de Roupas (Imagem: Divulgação)

Como remover manchas de roupas

Como Remover Manchas de Roupas Se existe algo capaz de tirar o sossego de muita gente, uma delas com certeza é manchar a própria roupa, não é mesmo? Manchas de bebida, comida, caneta, óleo são um verdadeiro tormento para muita gente especialmente quando acontece logo na nossa peça preferida. Como acabar com as manchas de roupas pode ser a sua maior dúvida, mas não precisa se desesperar, pois isso é bem mais simples do que muitos acreditam, já que a remoção de roupas acabam sendo fáceis se você fazer uso de uma boa técnica e produtos.

Algumas manchas de roupas são bem complexas de serem removidas (Foto: Divulgação)

Como remover manchas

Mas tudo bem, não se preocupe nós separamos esse texto para você entender Como Remover Manchas de roupas:  Se você manchou alguma roupa mas ainda está procurando uma maneira de remover a mancha e consertar o estrago respire fundo: pode ser que ainda haja esperança e o melhor: há várias dicas caseiras que podem ajudar nessa missão quase impossível. O importante mesmo é procurar remover essa mancha o mais rápido possível.

Cuidado com as manchas na roupa (Foto: Divulgação)

Atenção:

Embora seja mais fácil remover manchas antes que ela seque no tecido, é importante lembrar que nesse caso a pressa também pode ser um problema. Na ânsia de resolver a situação o mais depressa possível, corre-se o risco de danificar o tecido com o uso de produtos errados, portanto fique atenta ao que usar.

Como Remover Manchas de Roupas que são super difíceis? (Foto: Divulgação)

Remover todos os tipos de manchas

Respirou fundo? Então confira algumas dicas de como remover manchas de roupas:

– Batom

Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente; É importante sempre lavar a roupa após o uso do álcool, pois do contrário ele pode acabar provocando novas manchas e também não deixe para secar ao sol.

– Bebidas Alcoólicas

Esse tipo de mancha costuma sair com o uso do éter na maioria dos casos, porém faça isso em local ventilado pois o produto é forte e pode provocar mal-estar. Após isso, enxague com água e acima de tudo: nunca coloque a peça para secar sem que a mancha esteja completamente removida já que isso pode fazer com que ela grude ainda mais.

Mancha de vinho. (Foto: Divulgação)

– Bolor

Há duas dicas que podem servir. A primeira delas é adicionar álcool líquido sobre a mancha e esfregar o tecido. Já a segunda alternativa é  misturar 5 colheres de água sanitária e duas colheres de produto de limpeza pesada e aplicar sobre a mancha esfregando devagar para em seguida remover essa mistura com água corrente e logo depois aplicar uma pasta feita com açúcar e água no local da mancha. Após três minutos da aplicação dessa pasta, você poderá lavar a roupa normalmente.

– Mofo

Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água;

 

Mancha de café. (Foto: Divulgação)

 Café

Manchas desse tipo podem se tornar permanentes, portanto se for possível lave a mancha imediatamente com água quente ou água fervendo. Uma segunda dica que pode ser eficiente é esfregar gelo na mancha até que esta desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada como forma de remover manchas de café. Porém, se a mancha estiver seca o indicado mesmo é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

 Mais manchas

– Caneta esferográfica

Aplique um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue o local com chumaços de algodão, pois isso ajuda a remover o excesso da tinta. Caso não tenha álcool, você poderá usar vinagre ou acetona. Depois disso, lave a roupa manchada com detergente neutro ou sabonete e de preferência na mão, para que as fibras do tecido não estraguem.  Repita os procedimentos quantas vezes forem necessárias para que a mancha suma.

Algumas dicas para remover manchas são bem simples de fazer. (Imagem: divulgação)

– Carvão

Essa dica é bem simples, basta esfregar miolo de pão fresco sobre a mancha.

– Coca-cola

Lave a roupa o mais depressa possível usando água fria. Não lave com água morna ou quente porque isso acaba destacando a mancha ao invés de remover.

Você pode manchar a roupa dependendo do modo como você coloca ela na lavadora (Foto: Divulgação)

– Ferro de passar

Coloque a área manchada sobre uma toalha e esfregue o tecido com algodão embebido em água oxigenada 10 ou 20 volumes, lavando-o normalmente e deixando-a secar normalmente. Ou anda você pode colocar maizena sobre a mancha e esfregar para a remoção.

– Ferrugem

Essa também é fácil, é só colocar sal sobre a área da mancha e pingar gotas de limão. Esfregue um pouco a área da mancha e leve o tecido para secar sob o sol. Em seguida lave normalmente.

– Sangue

Utiliza água oxigenada 20 volumes para fazer a seguinte mistura: utilizando próprio potinho do produto misture 9 potinhos de água para cada potinho de água. Aplique essa mistura na mancha e quando ela sair lave normalmente com água fria. Mas atenção! Tenha cuidado porque a água oxigenada pode provocar manchas brancas no tecido.

– Frutas

Aplique leite fervente sobre o local da mancha e deixe por 24 horas. Após esse tempo lave normalmente.

Algumas manchas são mais complicadas de serem removidas do que outras (Foto: Divulgação)

– Gordura

Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente; Você pode também aplicar talco sem cheiro sobre a mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Caso a mancha não tenha saído com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e depois lave normalmente.

– Graxa

Nesse caso você poderá optar por usar margarina vegetal ou óleo de amêndoas, que são as aliadas para remover as manchas de graxas. Coloque um pouco de um destes produtos sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Sujou a roupa com graxa? Não se preocupe. (Foto: Divulgação)

Saiba como evitar mais essas manchas

– Máquina de lavar

Um dos antigos mandamentos sobre lavar roupas diz que é importante separar as peças mais claras das peças coloridas, mas caso você tenha esquecido disso, pegue a roupa manchada e não a deixe secar.  Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida;

– Ovo

Esse tipo de mancha requer atenção na hora de remover. Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e gotinhas de água sobre o local fetado. Depois lave com água fria. Não use água quente, pois ela faz com que a mancha fique mais acentuada.

Vinho é uma das substâncias para poderosas para manchar (Foto: Divulgação)

– Tinta a óleo

Manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina;

– Facilitador geral

O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada;

Manchar a roupa não precisa ser uma tragédia pois há dicas que podem facilitar a vida. (Imagem: Divulgação)

Produtos para tirar manchas específicas

Existem produtos que servem especificamente para determinados tipos de mancha e portanto não devem ser usados para remover outros tipos. São produtos que se usados de maneira incorreta podem danificar ainda mais o tecido, então fique de olho nessa lista:

– Acetona

Para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos);

Veja como as roupas podem ter mais ou menos manchas (Foto: Divulgação)

– Água oxigenada

Para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la;

– Álcool

Para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama;

– Bórax

Para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café;

O vinagre branco é um grande aliado na hora de remover manchas. (Foto: Divulgação)

– Vinagre branco

Para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

– Leite

Para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir;

Leite pode ajudar na hora de tirar manchas (Foto Ilustrativa)

– Magnésia

Para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido no sol ou até mesmo estragá-lo ao esfregar);

– Talco

Para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. O talco age com eficiência sobre manchas de gordura; 

– Vaselina

Para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetra-cloreto de carbono;

As crianças são as principais armadoras de manchas em roupas (Foto: Divulgação)

Substâncias infalíveis

Independentemente da mancha, o ideal é iniciar a remoção com duas substâncias infalíveis, e só se elas não resolverem, aí você pode optar por cada dica que demos de acordo com a mancha. Para retirar a mancha, é necessário colocar o item em água fervente e juntamente com o bicarbonato, pois ambos vão fazer efeito no momento da ebulição da água.

Tome cuidado para fazer esse processo e evite, claro, se queimar com o fogo ou a água fervente. Tem pessoas que tentam remover manchas até com pasta de dente e água fervente, cuidado pois isso pode piorar ainda mais a mancha. De acordo com especialistas, um dos elementos que tem na pasta faz com que a mancha fique seca e se fortaleça.

Quem faz esse procedimento da água fervente com o bicarbonato já ajuda em qualquer tipo de mancha e depois é possível partir para tratamentos mais específicos.

Algumas manchas deixam cheiro forte não somente em roupas (Foto: Divulgação)

Manchas com cheiro forte

Para manchas com cheio forte de algum produto mais forte, o jeito é inserir nessa mistura o vinagre. O produto é bom não só para temperar legumes e saladas, mas também na limpeza, assim como o bicarbonato, podem ser usado para remoção de manchas e cheiros. Óbvio que é preciso ver se o tecido pode ou não ser molhado em água quente e, se puder,  use o vinagre, sem exagerar, claro.. Depois, para remoção do cheiro do vinagre, é preciso apenas sabão em pó e amaciante e pronto, tudo limpo, cheiroso e sem manchas.

Aprenda a remover as manchas das roupas (Foto: Divulgação)

Elegância pode evitar manchas

Para bobagem né, mas muitas manchas são causadas em situações constrangedoras, não é mesmo? Aquele vinho que você ia tomar, mas escorreu na camiseta bem no meio do evento da empresa. Ou quem sabe também aquele primeiro almoço com os sogros e de repente cai o molho da macarronada na roupa. Enfim, as situações são muitas e alguns toques fazem a diferença. Um exemplo disso é a maneira de segurar a taça, a posição e o uso correto do guardanapo. Enfim, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

E no caso de eventos e datas importantes, tenha contigo sempre um plano B, no caso da roupa, que tal uma blusa de reserva ou uma camiseta que você possa usar por cima? Enfim, a mulherada já se preocupa bastante com essas coisas, mas o homens também podem começar a pensar nisso para não ficar numa situação chata ou constrangedora.

Calor pode piorar a mancha (Foto: Reprodução/M de Mulher)
Calor pode piorar a mancha (Foto: Reprodução/M de Mulher)

Como socorrer a roupa imediatamente após manchar

Os primeiros socorros depois da mancha são fundamentais para retirar as marcas. Mas, o que fazer neste momento? As dúvidas são muitas, mas nós separamos aqui algumas dicas importantes já para os primeiros segundos do acontecimento, assim a mancha sairá bem mais rápido e você não precisará de muito esforço para retirar ela depois de horas ou até dias após a mancha na roupa.

Só se leva a roupa depois de retirar a mancha (Foto: Reprodução/M de Mulher)
Só se leva a roupa depois de retirar a mancha (Foto: Reprodução/M de Mulher)

E então, gostou das dicas? Foram úteis?

Bom, agora você já sabe o que fazer para não ter este problema. Manchou e você viu? Corra e siga os passos, dependendo de cada mancha, você siga o passo a passo específico.

A primeira dica é, manchou corra para lavar na hora. Mas, nem sempre é possível fazer isso dependendo do local onde se está e as vezes até sem os produtos necessários para limpeza.

Cuidado com os produtos de limpeza (Foto: Reprodução/M de Mulher)
Cuidado com os produtos de limpeza (Foto: Reprodução/M de Mulher)

Parece óbvio, mas não é

Tem gente que lava a roupa direto com a mancha e isso só piora. O ideal é limpar a mancha primeiro e depois de bem limpo e na cor da camiseta, aí sim colocar para lavar. O efeito se fizer ao contrário, pode piorar a mancha.

Cuide bem das suas peças (Foto: Reprodução/M de Mulher)
Cuide bem das suas peças (Foto: Reprodução/M de Mulher)

Se você não tiver tempo de limpar na hora, o ideal é pegar um papo e colocar a peça bem embaixo da mancha, assim ajudará a puxar o líquido e evitar que a mancha cresça. Aliás, você sabia que o calor pode fixar a mancha? Pois é, cuidado com isso também. Portanto, não use nenhum meio que crie calor, como água quente, usar secador de cabelo ou mesmo colocar a roupa no forno. Esqueça isso e cuidado com os produtos químicos. Faça um teste bem discreto num pedacinho da roupa para ver a reação.

Mais dicas para você eliminar manchas difíceis de roupas


Quer mais dicas sobre roupas e lavagem? Então confira nossos outros artigos sobre este e diversos temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

299 respostas para “Como Remover Manchas de Roupas”

  1. António Rebordão disse:

    Gostaria de saber como tirar a mancha de roupa branca, provocada por um vestido de cor amarela.

  2. Monalisa disse:

    Bom dia. Lavei uma çalca bege clara e apliquei antes omo tira manchas e deixei de molho, apareceu manchas brancas, o que faço para tirar? A calça foi usada apenas 1 vez, está novinha, me ajudem por favor.

  3. marta celia disse:

    por favor me ajudem,

    tenho uma jaqueta de couro sintético na cor rosa, foi manchada através de outra peça preta.
    como faço para tirar a mancha sem perder a cor da jaqueta.
    att,
    Marta

  4. Eduarda disse:

    Oi , manchei minha blusa com o remédio pyridium o que faço pra tirar a mancha? #HELP

  5. ionara disse:

    como eu tiro manchas de comida…..

  6. Karla disse:

    Boa Tarde Leonora tudo bom, neste artigo você vai encontrar muitas dicas de como tirar manchas de roupas
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  7. Leonora Batista da Silva disse:

    Gostaria de saber como faço para tirar mancha de protetor solar da roupa depois de lavada?

  8. Flavia disse:

    Todas as dicas são excelentes e me ajudaram muito !!!!! obrigada

  9. fernanda disse:

    manchei minha blusa de uniforme branca,de maquiagem estava pasando maquiagem e deixei um pouco de base cair o que faço para tirar??????

  10. emanely disse:

    boas dicas

  11. Sandra santos disse:

    Sujei meu jaleco com petróleo, existe algum produto ou técnica que eu consiga eliminar essas manchas?
    O jaleco é branco.

    Grata,
    Sandra Santos

  12. Morgana disse:

    Me ajudem por favor, tenho duas calças bege bem claras, elas estão semi-novas, mas com o tempo algumas partes ficaram amareladas. Como faço para tirar essas manchas?

    Obrigada,
    Morgana

  13. Lígia França disse:

    Olá, gostaria de receber dicas sobre como retirar manchas de sabão em pó das roupas, parece ser bem difícil…Obrigada!!

  14. marina disse:

    eu gostaria de saber de um produto que tire mancha de roupa nodia de banana

  15. Karla disse:

    Você pode tentar usar os mesmos métodos conforme mostra a matéria.

  16. adriele dayane soares disse:

    e manchas de oleo como faço para tirar?

  17. JOSÉ ANTONIO LOURENÇO disse:

    TENHO UMA CAMISA VERMELHA E BRANCA, A PARTE BRANCA MANCHOU DE VERMELHO O QUE É DEVO FAZER PRA RETIRÁ ESSA MANCHA?

  18. GABRIELLI DA SILVA disse:

    SAII A MANCHA DE TINTA A OLEO COM DESENFETANTE DE LOÇA???
    POR FAVOR ME RESPONDEM…
    ?????????????????

  19. Clariana disse:

    Como remover mancha de tinta fluorescente/neon (aquelas tintas que pintam nosso rosto nas festas).

  20. Karla disse:

    Vilma você tentou seguir algumas das sugestões da a matéria acima?

  21. WILMA disse:

    Alguém sabe como faço para remover mancha de papel crepom vermelho em tecido de SEDA BEGE?

    Grata.

  22. WILMA disse:

    Alguém sabe dizer como faço para remover mancha de papel crepom em tecido (SEDA BEGE) ? Já tentei todos os truques que conheço e até agora não saiu.

    Desde já, obrigada.

  23. gleycimara leal barbosa disse:

    minha filha deixou cair açai na blusa dela rosa como faço pra retirar a mancha?

  24. gleycimara leal barbosa disse:

    minha filha deixou cair açai na blusa dela rosa como faço para retirar a mancha?

  25. MARTA DA SILVA SANTOS disse:

    COMO FAÇO PARA TIRAR MANCA DE UM TOPE BRANCO DE LAICRA, EU LAVEI E ESTENDI NO VARAL E TINHA UMA ROUPA MARROM PERTO E MANCHOU MEU TOPE DE MARROM. ME AJUDE.

  26. arlete disse:

    fervi minha calça do uniforme branca ela ficou toda amassada nao consigo tirar o amassado o ke faço?

  27. Fernanda disse:

    Nao consigo tira uam mancha da minha blusinha !! Nao sei o q é vcs tem alguma dica ?? Obrigado

  28. alyne kelly disse:

    Como faço para tirar manchas amareladas em shorts da marca fill sete?Não lavei a peça,apenas ficou amarelada a cada uso.Fico na duvida se é a lavagem da peça que faz ficar assim;ou talvez o sol ou maresia.Não sei o que fazer para remover estas manchas amareladas ja tentei venishi,sabao em pó de coco e nada,me ajudem.

  29. gabriella disse:

    nao tem o q eu quero tirar manchade corretivo de calça jeans escura
    mas essa pagina e muito boa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *