Menu

Brasil

Atualizado em 8 de abril de 2011, às 15:41 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Regularizar o Título Eleitoral ?

Como Regularizar o Título Eleitoral ?

titulo eleitoral Como Regularizar o Título Eleitoral ?

Termina hoje o prazo para o eleitor requerer o título eleitoral, transferir o domicílio ou alterar o título para participar das eleições municipais deste ano. O prazo não será prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Todos os cartórios no Brasil se viram na necessidade de ampliar o horário de atendimento para os eleitores. Então não deixe para última hora, o eleitor deve levar ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa um documento com foto e um comprovante de endereço. Se for tirar o título pela primeira vez e já tem 18 ou mais anos também será preciso apresentar o certificado de alistamento militar.

Título Cancelado

Hoje também é o último dia para quem teve o título cancelado durante a revisão é a última oportunidade de regularizar a situação. Segundo os TREs, 1.898.444 eleitores tiveram os títulos cancelados.

Não Regularizei meu Título e Agora ?

O Eleitor não poderar se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) nem obter passaporte. Além disso, não consegue participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Regularizar o título de eleitor é fundamental para participar da vida política do país. Dentro de uma democracia é preciso cumprir com deveres, sendo que um deles é o voto, pelo menos no Brasil há uma carga de obrigatoriedade nesse ato.

Um título de eleitor pode ser cancelado por muitas circunstâncias, tais como ausência sem justificativa nas datas de eleição por três vezes consecutivas, duplicidade de títulos ou mesmo perda dos direitos políticos. Em todo caso, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral da Cidade e apresentar os documentos necessários para que o procedimento seja feito.

Não fiquem ai parados, se correr ainda dá tempo.

Boa sorte à todos.

Conteúdo avaliado com média: