Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física

Aprenda o passo a passo para regularizar a situação cadastral ou fiscal do seu CPF.
3 5 Votos 2 - Votar

Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física? Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros que se encontram em situação cadastral irregular na Receita Federal. Antigamente, isso acontecia quando a declaração anual isento (DAI) não era realizada, mas hoje essa “prestação de contas” não é mais algo obrigatório.

330 Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física 4 Como Regularizar o CPF   Cadastro Pessoa Física Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física. (Foto: Divulgação)

O CPF nada mais é do que um número que dá acesso a um banco de dados, que, por sua vez, é gerenciado pela Receita Federal. O documento pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, mediante ao pagamento da taxa de R$5,70. Também é possível fazer o Cadastro de Pessoa Física gratuitamente através da internet.

Até 2007, todos os brasileiros eram obrigados a fazer a Declaração Anual de Isento. Através desse processo, eles comprovavam para o fisco que não precisavam pagar imposto de renda. Quem não cumpria com essa obrigação dentro do prazo ficava com o CPF em situação cadastral irregular.

Leia mais: Como fazer CPF de menor

Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física

330 Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física 3 Como Regularizar o CPF   Cadastro Pessoa Física É muito importante manter o seu CPF em situação regular. (Foto: Divulgação)

Se você não sabe como regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física, saiba que o procedimento é bem simples. Comece verificando se alguma declaração de imposto de renda deixou de ser realizada, emitindo a sua certidão negativa de débitos pela internet. Se houver pendências fiscais, então é preciso baixar o programa da Receita Federal e entregar a DIRPF.

No caso de uma situação cadastram suspensa, o pedido de regularização pode ser feito nas agências dos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A taxa é de R$ 5,70. Será entregue um código de atendimento, que permite acompanhar o processo de regularização do CPF através da internet. O pedido também pode ser efetuado pelo site da Receita Federal, basta preencher o formulário eletrônico.

330 Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física 5 Como Regularizar o CPF   Cadastro Pessoa Física A regularização pode ser feita pela internet. (Foto: Divulgação)

Clique aqui para consultar o andamento do pedido de regularização do seu documento.

Confira: Consulta CPF Receita Federal

Situações cadastrais CPF

330 Como Regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física 6 Como Regularizar o CPF   Cadastro Pessoa Física Entre no site da Receita e verifique a situação do CPF. (Foto: Divulgação)

Para descobrir se o CPF está com problemas, basta acessar o site da Receita Federal e efetuar a consulta online de situação fiscal. O sistema emitirá um comprovante, que pode apresentar cinco situações diferentes:

- Regular: está tudo certo com o cadastro.

- Pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar alguma DAI antes de 2007 ou deixou de fazer alguma declaração de imposto de renda nos últimos 5 anos.

- Suspensa: cadastro incorreto.

- Cancelada: cadastro cancelado por motivos de falecimento.

- Nula: CPF fraudulento, por isso foi anulado.

Veja também: Imposto de Renda 2015 – Como enviar o seu, passo a passo

Em casos de dúvidas sobre como regularizar o CPF – Cadastro Pessoa Física, procure a unidade da Receita Federal mais próxima.

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL