Menu

Saúde

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 10:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como reduzir o apetite: dicas

Para assegurar a boa forma ou para entrar em forma é preciso estabelecer algumas regras, as quais vão ajuda-la a enganar o estômago e diminuir a ansiedade que costuma fazer você comer além da conta.

Em qualquer época do ano é fundamental manter-se em forma, tarefa difícil considerando que em cada estação há um novo prato e a vontade de experimentar todas as novidades é inevitável. No entanto, a dificuldade não se encontra na degustação e sim na falta de controle em relação à alimentação.

Confira: Redutores naturais de apetite

Para assegurar a boa forma ou para entrar em forma é preciso estabelecer algumas regras, as quais vão ajuda-la a enganar o estômago e diminuir a ansiedade que costuma fazer você comer além da conta. Confira quais são elas:

Engane a fome

488053 DSC03686 Como reduzir o apetite: dicasA Garcinia cambogia reduz o apetite sem afetar o sistema nervoso central.(Foto: Divulgação)

“A Garcinia cambogia acelera a queima de calorias (processo chamado de termogênese) e previne o acúmulo de gordura no sangue (na forma de triglicérides)”, diz  a homeopata Márcia Kelman. Esse extrato vegetal, proveniente da Índia, dribla o apetite sem atrapalhar o sistema nervoso central.

Leia mais: Conheça os alimentos que mais emagrecem

“O seu princípio ativo, o ácido hidroxicítrico (HCA), entra na corrente sanguínea e o corpo entende que já existe energia.”

Resista aos doces

488053 deliciosas trufas de chocolate Como reduzir o apetite: dicasAlguns remédios naturais podem ser utilizados para reduzir o apetite, sem causar qualquer tipo de problema.(Foto: Divulgação)

Se o seu problema são os doces, o Gymnema sylvestre, pode ser a solução. O fitoterápico reduz a vontade de comer doce, já que possui em sua composição propriedades hipoglicemiantes, que atrasam o fluxo de glicose no sangue. Esse procedimento colabora na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.

Veja também: Cápsulas termogênicas – o que são, como funcionam

“O gymnema ainda tem o ácido gimnênico, que reduz a gordura corporal e acelera o metabolismo, favorecendo a queima de calorias”, diz Márcia.

Inspire aromas

488053 oleo cozinha 600 Como reduzir o apetite: dicasAlguns óleos possuem extratos sedativos e antidepressivos, que atenuam a ansiedade. (Foto: Divulgação)

Os óleos de lavanda e bergamota possui extratos sedativos e antidepressivos, que atenuam a ansiedade. “Quando o aroma entra pelo nariz, o princípio ativo da planta é levado ao sistema límbico, onde fica o hipotálamo — região no cérebro que controla uma série de emoções”, diz Zheca Catão, aromaterapeuta de São Paulo.

Essências de flores

488053 72681057 1 consulta de podologia tratamento do pe barrocas1 Como reduzir o apetite: dicasAs essências florais são empregadas para reequilibrar as emoções.(Foto: Divulgação)

As essências extraídas das flores silvestres igualmente são empregadas pra reequilibrar as emoções. “A ansiedade, por exemplo, costuma ser tratada com o floral Impatiens. “Mas é importante a avaliação inicial de um terapeuta”, diz a psicóloga Amélia Kassis, da Cia. Zen, em São Paulo.

Apenas respire

488053 respirar é preciso Como reduzir o apetite: dicasA respistação mais rápida ocasiona mais ansiedade e, desse modo, maior compulsão.(Foto: Divulgação)

Pessoas ansiosas costumam respirar mais rápido. Esse ritmo ocasiona mais ansiedade e, desse modo, maior compulsão. A respiração lenta ajuda a acalmar a mente e a compulsão diante de um prato de comida.

Acupuntura

488053 acupuntura para emagrecer funciona preços Como reduzir o apetite: dicasA acumputura também é usada para o emagrecimento, já que também ajuda a controlar o apetite.(Foto: Divulgação)

Na acupuntura, agulhas finíssimas são espetadas em regiões específicas da pele, originando um impulso elétrico que percorre as vias nervosas até chegar ao cérebro, ajudando a redistribuir pelo corpo a energia bloqueada.

“No emagrecimento, a técnica é usada para controlar o apetite e aumentar o tônus do estômago, fazendo com que a sensação de saciedade apareça mais rápido. As agulhas ainda são usadas para diminuir a ansiedade e estimular o metabolismo e o intestino”, conta George Dong, acupunturista do Instituto Liu Pai Lin, em São Paulo.

Confira ainda: Entenda como a sibutramina age no organismo

Caso os problemas ainda continuem, procure a ajuda de um especialista para que ele encontre as razões de suas dificuldades. Evite se tratar com remédios divulgados na mídia a não ser que o médico acompanhe seu quadro e indique. Lembre-se: A saúde é um assunto delicado, todo o seu acompanhamento deve ser realizado com a orientação de profissionais licenciados.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.