Menu

Notícias

Atualizado em 12 de junho de 2012, às 8:07 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como reduzir inchaço na TPM

Saiba mais sobre as causas e sintomas provocados pela tensão pré-menstrual. Conheça algumas dicas de como reduzir o inchaço nesse período.
464166 Combater a TPM 2 Como reduzir inchaço na TPMUm dos piores sintomas da TPM é o inchaço.

A maioria das mulheres sofre com sensibilidade nos seios, dores nas pernas e inchaço, sintomas muito frequentes durante a TPM. Algumas delas chegam até a aumentar o número do manequim nesse período, devido ao acúmulo de líquido. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como reduzir o inchaço na TPM. 

Causas e sintomas do inchaço na TPM

Geralmente o inchaço é causado pela retenção de líquidos, o qual ocorre dependendo de fatores hormonais e pessoais que variam de acordo com cada mulher e ainda podem mudar de um ciclo para o outro.

Os sintomas de inchaço da TPM aparecem devido a uma variação hormonal que as mulheres passam durante o período menstrual. Ocorre um desequilíbrio nas taxas de hormônios, principalmente do estrógeno, da testosterona e da progesterona. É por essa causa que a maior parte das mulheres fica inchada, ganham alguns quilinhos e ficam com a barriga mais saliente.

464166 A alimentação deve ser pobre em sal na TPM para evitar o inchaço. Como reduzir inchaço na TPMA alimentação com pouco sal ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Dicas para reduzir o inchaço na TPM 

1.  Ingestão de líquidos: tome muita água todos os dias. Além disso, os chás diuréticos também são excelentes para diminuir o inchaço. Os rins funcionam melhor, ajudando a eliminar os líquidos retidos. As frutas ricas em água também são ótimas. Evite o consumo excessivo de café, refrigerante e chocolates, pois podem causar irritação, fazendo com que o inchaço incomode ainda mais;

2.  Alimentação: a quantidade de sal na comida deve ser diminuída no período pré-menstrual, pois ele ajuda a reter mais líquidos. O mais indicado é dar preferência para alimentos ricos em água, como alface, agrião, morango, chuchu, pêra, melancia e outros.  A alimentação deve ser balanceada, pois ajuda a prevenir a retenção de líquidos e melhora a saúde em geral;

3.  Exercícios físicos: eles melhoram a circulação linfática, eliminando os líquidos em excesso no organismo. Além disso, a atividade física é capaz de liberar hormônios que são responsáveis pela sensação de bem estar e que podem ajudar no controle da vontade excessiva de comer neste período. Os exercícios aeróbicos como as caminhadas, corridas leves, natação e lutas são excelentes opções;

Saiba mais sobre os alimentos e exercícios contra cólica menstrual

4.  Medicamentos: o anticoncepcional pode ser muito bom para a regulação hormonal, porém não é toda mulher que pode tomar. Por isso, o mais indicado é procurar um ginecologista antes de iniciar qualquer tratamento com medicamento. Caso não possa tomar o anticoncepcional, existem outras formas de aliviar e evitar os problemas causados pela tpm;

5.  Drenagem: trata-se de massagens relaxantes que diminuem o inchaço. Juntamente com os vasos sanguíneos, passam os linfáticos, que acumulam os líquidos e toxinas que são eliminados pelos rins através da urina. Portanto, as massagens também são ótimas opções.

464166 Tomar agua ajuda a evitar o inchaço causado pela retenção de liquidos Como reduzir inchaço na TPMAo contrário do que parece, beber água ajuda a diminuir o inchaço causado pela TPM.

Veja como evitar a irritabilidade na TPM 

Para evitar ou diminuir o inchaço causado pela TPM o mais indicado é optar por uma alimentação saudável, pratica de exercícios físicos e tomar muita água. O uso de anticoncepcionais também pode ajudar, porém só devem ser usados sob prescrição médica. Portanto, procure um ginecologista para realizar exames de rotina e obter mais informações sobre o tratamento.