Menu

Serviços

Atualizado em 31 de março de 2015, às 12:32 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda ?

A recuperação do número do recibo da declaração do Imposto de Renda pode ser feita de três diferentes maneiras.

Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas obrigadas a enviar a declaração do IRPF, já que alguns dos contribuintes não têm o costume de guardar tal informação.

930 como recupero o numero do recibo da declaracao do imposto de renda 600x600 Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda ?Como recupero o número do recibo da Declaração do Imposto de Renda? (Foto Ilustrativa)

Sempre que você envia a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física à Receita Federal é gerado um número de recibo correspondente ao preenchimento daquele ano. Esse recibo é utilizado para fazer retificações, caso sejam necessárias, da declaração atual e também de anos anteriores.

Quem perdeu o número do recibo de 2014 ainda assim pode fazer a declaração do Imposto de Renda 2015, mas se o contribuinte verificar que é necessário efetuar retificação das informações do ano anterior, ele precisará desse número.

Imposto de Renda 2015 – Como enviar o seu passo a passo

Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda?

930 como recupero o numero do recibo da declaracao do imposto de renda 1 600x600 Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda ?O número do recibo da DIRPF pode ser recuperado através do programa gerador da declaração, no computador em que ela foi feita (Foto Ilustrativa)

Existem três maneiras de recuperar o número do recibo do Imposto de Renda. Se a declaração tiver sido gravada e enviada através de um computador, esse dado está salvo no disco rígido do PC, podendo ser encontrado na pasta “C:Arquivos de ProgramasProgramasSRFIRPFGravadas”, criada no ano da declaração.

Nesse caso, a impressão do recibo pode ser feita através do programa da Receita Federal para gerar o IR. É só abrir o software, clicar em “Declaração”, depois “Imprimir” e por fim “Recibo”. Para declarações mais antigas, feitas em disquete, basta inserir a mídia no drive do computador e seguir o mesmo caminho.

930 como recupero o numero do recibo da declaracao do imposto de renda 2 600x600 Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda ?Também dá para recuperar o dado pelo serviço de atendimento online da Receita, com o uso de certificado digital (Foto Ilustrativa)

Retificação do Imposto de Renda: como fazer

Outra maneira de obter a segunda via do número do recibo do IR é através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – eCAC, na opção “Declaração IRPF”. Mas para essa opção, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado anteriormente ou possuir um certificado digital.

Caso não obtenha sucesso nas opções acima, a alternativa é comparecer pessoalmente à unidade de atendimento da Receita Federal mais próxima (confira os endereços no site da Receita), para solicitar o número do recibo de entrega da declaração (verifique na página da Receita os documentos exigidos).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Receita Federal, através do telefone 146.

Dica importante

930 como recupero o numero do recibo da declaracao do imposto de renda 3 600x600 Como recupero o número do Recibo da Declaração do Imposto de Renda ?Outra maneira de recuperar esse dado é indo pessoalmente a qualquer unidade de atendimento da Receita Federal (Foto Ilustrativa)

Como sair da malha fina do Imposto de Renda

Quando fizer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, anote o número do recibo de entrega do documento e guarde em um local seguro, junto com os recibos das declarações passadas. Assim, sempre que necessário, será possível consultar esses dados com muito mais facilidade.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.