Tecnologia

Como recuperar fotos deletadas por engano

Por Andre

Encontradas em qualquer loja de produtos eletrônicos e nos mais variados sites, as câmeras digitais viraram uma febre em todo o mundo, devido à facilidade de uso, à grande capacidade de armazenamento de arquivos e também aos preços, que estão bastante reduzidos.

Se tiver apagado fotos acidentalmente não se desespere, pois nem tudo está perdido (Foto: Divulgação)

Além dessas câmeras, também é possível tirar fotos digitais usando o celular ou o tablet, já que hoje em dia qualquer modelo desses aparelhos vem equipado com as lentes, para que os usuários registrem imagens do dia a dia e momentos importantes da sua vida.

Para guardar as fotos, existem as opções de armazená-las na memória interna dos gadgets, nos cartões de memória e no computador, entre outros meios, para evitar que elas se percam e estejam sempre disponíveis, para serem visualizadas com facilidade.

No entanto, assim como é fácil registrá-las e armazená-las, também é muito fácil apagar fotos acidentalmente, principalmente quando elas são manuseadas por pessoas que não tenham experiência com as máquinas fotográficas digitais, os smartphones e o PC.

Conheça mais: Programas que recuperam arquivos deletados

Programas para recuperar fotos deletadas por engano

O Recuva é um dos programas capazes de recuperar imagens apagas acidentalmente (Foto: Divulgação)

Caso você tenha apagado algumas fotos acidentalmente, não se desespere, pois nem tudo está perdido, existindo várias maneiras de tentar recuperá-las. O primeiro passo é baixar um programa para recuperar fotos deletadas por engano. Algumas das opções são:

SD Card Recovery

Recuva

PC Inspector Smart Recovery

PhotoRec

Zero Assumption Recovery

Saiba mais: Recuva – baixar, download

Fotos deletadas por engano – como recuperar

O SD Card Recovery é outra boa opção (Foto: Divulgação)

Após escolher um dos programas acima e fazer a instalação no computador, você deve conectar a câmera digital, o celular ou o tablet ao PC, através da porta USB. Caso possua um leitor de cartões no computador, você também pode colocar o cartão de memória diretamente nele, para tornar o escaneamento dos dados mais veloz.

Tela inicial do Zero Assumption Recovery (Foto: Divulgação)

Em seguida, coloque o programa para rodar e indique a unidade que será escaneada, escolhendo entre o drive do leitor de cartão ou o dispositivo conectado ao PC e clique em “Scan”. Se as imagens deletadas por engano estavam no disco rígido do computador, basta selecionar essa unidade no aplicativo e dar início ao escaneamento.

Assim que o programa encontrar os arquivos deletados, basta selecionar aqueles que você quer restaurar (Foto: Divulgação)

Agora, é só esperar que o software faça a leitura do drive selecionado e encontre os arquivos apagados. Depois, marque aqueles que deseja restaurar, defina a pasta de destino e clique em “Recovery”.

De maneira geral, esse procedimento para recuperar fotos deletadas por engano vale para qualquer um dos programas citados, com pequenas diferenças, já que eles possuem funcionamento semelhante.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *