Serviços

Como reclamar na Anatel

Por Isah

Caso o cliente não consiga chegar a um acordo com a sua operadora (Claro, Tim, Oi e Vivo, por exemplo), ele deve entrar em contato com a Anatel para tentar encontrar uma solução para o seu transtorno. A agência reguladora fornece atendimento tanto pela internet como também pelo telefone.

Nem sempre as operadoras de telefonia cumprem com aquilo que propõem em seus planos. A deficiência em determinados serviços faz o cliente sofrer com vários equívocos, além de perder dinheiro investindo em recursos que não funcionam corretamente.

Se a operadora não resolve os problemas dos serviços de telefonia, recorra a Anatel. (Foto:Divulgação)

 

Saiba mais: Anatel Reclamações

Como reclamar na Anatel

Diversas reclamações são encaminhadas para a Anatel diariamente, contestando, sobretudo, a atuação das maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil. Entre as principais queixas, vale ressaltar: cobrança indevida na conta, atendimento ineficiente, longos períodos com o serviço de celular interrompido, dificuldades para cancelamento, falta de sinal e baixa velocidade da internet móvel.

Antes de registrar queixa na Anatel, é recomendado entrar em contato com a operadora para informar o problema e aguardar os respectivos prazos. Caso a medida não funcione, o contato com a agência reguladora pode acontecer por telefone ou via internet.

Reclamações na Anatel: como fazer?

Reclamando online

Selecione a opção FALE CONOSCO no site da Anatel. (Foto:Divulgação)

1. Para registrar uma queixa, basta acessar o site oficial da Anatel e escolher a opção “Fale Conosco”.

2. O internauta será direcionado para outra página, onde deve clicar no item “Atendimento Eletrônico”.

3. O registro da primeira reclamação requer cadastro, que pode ser feito online informando RG e CPF. Após criar a senha, o internauta acessa um formulário online que solicita várias informações, como endereço e telefone.

4. Com o login criado, o cliente acessa a opção “Cadastrar Solicitação”. Feito isso, ele deve especificar a sua reclamação e informar o número do telefone com problemas.

5. Para sustentar a queixa, é importante fazer descrições e informar os números de protocolos, que comprovam as tentativas de contato com central de atendimento da operadora em questão.

6. Em poucos dias a Anatel responde a solicitação para tentar resolver o problema e permite que o internauta acompanhe o status.

Reclamando por telefone

As queixas também podem ser registradas através do telefone 0800 33 2001.

Veja também: Telefone da Anatel Para Reclamações

Sobre a Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regulamentar, outorgar e fiscalizar serviços. (Foto:Divulgação)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma entidade reguladora que atua no Brasil com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços de telefonia. Sua criação, datada em 16 de julho de 1997, marcou uma nova fase nos sistemas de telecomunicação no país, atribuindo maior segurança e comodidade à vida dos brasileiros.

A Anatel iniciou suas atividades devido ao crescimento da telecomunicação no Brasil. Com o avanço das tecnologias e as novas operadoras ganhando mercado, a agência firmou compromisso em regulamentar, outorgar e fiscalizar os serviços em todo o território nacional.

Além de atuar na regulamentação das telecomunicações, cabe a Anatel atender as queixas dos clientes que usufruem dos serviços de telefonia fixa e móvel. Desta forma, caso as operadoras não cumpram com aquilo que prometem em seus planos, a agência tem todo o direito de aplicar punições e multas.

Recomendado para você

Serviços

Como Encontrar uma Pessoa pelo Nome

Serviços

Catálogo Hermes Online

Serviços

Atualizar boleto Itaú

Serviços

Nota Salvador: como se cadastrar e utilizar os créditos

Comentários

7 respostas para “Como reclamar na Anatel”

  1. marcos Antonio marques disse:

    Queria fazer um reclamação estou tentando a dois meses para cancelar um linha telefonica.

    Eles nao cancela como devo mim proceder…..

  2. DANIEL disse:

    Minha reclamação é sobre o péssimo atendimento realizado em uma loja da Tim localizada no shopping São José dos pinhais/Parana , que mesmo eu falando com o gerente devido ao atendimento a uma moça que seria amiga de uma atendente ela teria prioridade e deveria ser atendida antes dos outros que esperavam por atendimento , e eu com minha esposa e meu filho de apenas um ano deveriamos permanecer a espera q fosse chamado a minha senha ,pois o atendimento seria feito por este critério, então ao falar com o gerente ele me disse que iria ele mesmo nos atender, me deixou esperando por mais de 20 min. para que isso acontecesse.Possuo um plano empresarial e mais algumas linhas particulares desta operadora e me senti totalmente triste e indignado com o tratamento dado a um cliente de vocês que pasmem , estava na loja para adiquirir mais um aparelho e um chip o qual seria habilitado. me dirigi ao concorrente logo a frente e em 15 min. tinha o aparelho e uma linha de outra operadora.
    Gostaria com isso que apenas fossem respeitados os clientes que são tratadas com deboche , e com insatisfação por alguns de seus funcionário.

  3. carlos disse:

    Minha reclamação e contra GVT que contrato de internet de 15 Mega bytes e disponibilizado so 11 mega bytes.Tambem contratei um pacote de GVTTV a cabo e me deram 1 ponto adicional,mas nao quis instalar falou que era erro da vendedora…

  4. carlos alberto do nascimento disse:

    boa tarde estou pedindo por gentileza que vocês posam resolver um problema com a gvt pois não aquento mais todos us dias de meia em meia me ligam dia de domingo dia de sábado dia de semana manhã tarde e noite pra cobrar agente ja tentou fazer um acordo mais falaram que não podia e faram que só podia fazer a vista eu falei que não tenho como pagar a avista dai então todos us dias me ligam sem para por favor me ajudem. abrigado

  5. lucilene ayo disse:

    JÁ FIZ 6 LIGAÇÕES PARA VIVO, PARA FAZER UMA RECLAMAÇÃO QUE A MEU TELEFONE ESTA SEM LINHA E A LIGAÇÃO SÓ CAI. NOSSA ESTE ATENDIMENTO É HORRIVEL.

    LUCILENE

  6. silvia disse:

    estou comprando gato por lebre, pedir uma internet com 10 mega um telefone ilimitado e estou pagando um absurdo, nao aguento mais mais dar tanto dinheiro p oi e não ter qualidade nenhuma gvt cade vc que não chegou na baixada aindaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  7. Fábio Fernando LAzarin disse:

    Boa tarde,no dia 22/04/2013 fiz uma reclamação relacionada a operadora OI com o protocolo 12516142013,e até agora nada foi feito ,ainda estou com uma das minhas linhas sem funcionar e hoje não concigo fala com a ANATEL.Já tive um prejuizo com um aparelho de celular que comprei no dia 08/04/13,o vendedor me informou que o prazo para a troca seria de 7 dias depois que comprei,no dia 15/04/13 voutei a loja para efetuar a tróca por motivo que a bateria não aguentava um dia sem fazer ou receber ligacõe,para minha surpreza fui informado que os 7 dias tinham cido vencidos um dia antes e agora um dos meus telefones está sem funcionar des-de então,como eu fico sem resposta ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *