Menu

Serviços

Atualizado em 27 de julho de 2012, às 19:56 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como reclamar na Anatel

Em casos de serviços de telefonia ineficientes, entre em contato com a Anatel para registrar uma queixa, através da internet ou telefone.
494023 Como reclamar na Anatel 1 Como reclamar na AnatelSe a operadora não resolve os problemas dos serviços de telefonia, recorra a Anatel. (Foto:Divulgação)

Caso o cliente não consiga chegar a um acordo com a sua operadora (Claro, Tim, Oi e Vivo, por exemplo), ele deve entrar em contato com a Anatel para tentar encontrar uma solução para o seu transtorno. A agência reguladora fornece atendimento tanto pela internet como também pelo telefone.

Nem sempre as operadoras de telefonia cumprem com aquilo que propõem em seus planos. A deficiência em determinados serviços faz o cliente sofrer com vários equívocos, além de perder dinheiro investindo em recursos que não funcionam corretamente.

Saiba mais: Anatel Reclamações

Diversas reclamações são encaminhadas para a Anatel diariamente, contestando, sobretudo, a atuação das maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil. Entre as principais queixas, vale ressaltar: cobrança indevida na conta, atendimento ineficiente, longos períodos com o serviço de celular interrompido, dificuldades para cancelamento, falta de sinal e baixa velocidade da internet móvel.

Antes de registrar queixa na Anatel, é recomendado entrar em contato com a operadora para informar o problema e aguardar os respectivos prazos. Caso a medida não funcione, o contato com a agência reguladora pode acontecer por telefone ou via internet.

Reclamações na Anatel: como fazer?

Reclamando online

494023 Como reclamar na Anatel Como reclamar na AnatelSelecione a opção FALE CONOSCO no site da Anatel. (Foto:Divulgação)

1. Para registrar uma queixa, basta acessar o site oficial da Anatel e escolher a opção “Fale Conosco”.

2. O internauta será direcionado para outra página, onde deve clicar no item “Atendimento Eletrônico”.

3. O registro da primeira reclamação requer cadastro, que pode ser feito online informando RG e CPF. Após criar a senha, o internauta acessa um formulário online que solicita várias informações, como endereço e telefone.

4. Com o login criado, o cliente acessa a opção “Cadastrar Solicitação”. Feito isso, ele deve especificar a sua reclamação e informar o número do telefone com problemas.

5. Para sustentar a queixa, é importante fazer descrições e informar os números de protocolos, que comprovam as tentativas de contato com central de atendimento da operadora em questão.

6. Em poucos dias a Anatel responde a solicitação para tentar resolver o problema e permite que o internauta acompanhe o status.

Reclamando por telefone

As queixas também podem ser registradas através do telefone 0800 33 2001.

Veja também: Telefone da Anatel Para Reclamações

Sobre a Anatel

494023 Como reclamar na Anatel 2 Como reclamar na AnatelA Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regulamentar, outorgar e fiscalizar serviços. (Foto:Divulgação)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma entidade reguladora que atua no Brasil com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços de telefonia. Sua criação, datada em 16 de julho de 1997, marcou uma nova fase nos sistemas de telecomunicação no país, atribuindo maior segurança e comodidade à vida dos brasileiros.

A Anatel iniciou suas atividades devido ao crescimento da telecomunicação no Brasil. Com o avanço das tecnologias e as novas operadoras ganhando mercado, a agência firmou compromisso em regulamentar, outorgar e fiscalizar os serviços em todo o território nacional.

Além de atuar na regulamentação das telecomunicações, cabe a Anatel atender as queixas dos clientes que usufruem dos serviços de telefonia fixa e móvel. Desta forma, caso as operadoras não cumpram com aquilo que prometem em seus planos, a agência tem todo o direito de aplicar punições e multas.