Tecnologia

Como proteger o computador de roubos de dados

Por Andre
Acessar a internet requer alguns cuidados, para evitar o ataque de criminosos virtuais

Com o crescente uso da internet, também aumentou o número de roubo de dados dos usuários, um novo tipo de crime que acontece todos os dias, muitas vezes sem o próprio internauta saber que está sendo lesado.

São milhões de informações, mensagens e arquivos circulando pela rede diariamente, e muitos desses dados trazem escondidos alguns programas usados por criminosos virtuais para roubar senhas de banco, números de cartões de créditos e dados de documentos pessoais, entre outros.

É necessário ficar em alerta constante para não cair em golpes deste tipo e evitar ter a sua privacidade invadida. Aprenda como proteger o computador de roubo de dados seguindo algumas dicas que passaremos neste artigo.

Links maliciosos

Não saia clicando em todos os links que receber

É muito comum receber, via redes sociais ou e-mail, algum tipo de mensagem enviada por pessoas que você não conhece, contendo links para outros endereços. Quando isso acontecer, não deixe a curiosidade tomar conta, pois pode ser a isca para você cair em um golpe ou fraude eletrônica.

Desconfie até mesmo das mensagens enviadas por perfis conhecidos, pois elas podem conter links maliciosos. Entre em contato com quem lhe enviou a mensagem questionando sobre a veracidade do conteúdo ou pesquise na internet se há alguma restrição a tal mensagem. O mesmo vale para os e-mails com conteúdo suspeito.

Keyloggers

Os keyloggers de hardware podem vir escondidos em falsos pendrives e plugues de teclado

Os keyloggers são programas usados para capturar os dados digitados no teclado do computador. Eles se escondem em links e arquivos maliciosos e podem ser eliminados com o uso de programas antispyware, quando aparecem em sua versão “convencional”.

Porém, você pode ser vítima do keylogger de hardware, que aparece sob a forma de um falso pendrive ou de um conector de teclado, que carregam o aplicativo e não são detectados por antivírus e antispywares. Para se proteger deles fique atento ao usar computadores públicos e de lan houses, verificando se há algum pendrive aparentemente sem uso conectado a eles ou se existe alguma extensão extra no cabo do teclado.

Caso encontre, basta desplugá-los do PC ou procurar outra máquina que não tenha esses dispositivos conectados.

Internet Banking e Compras virtuais

Use os teclados virtuais quando acessar o internet banking

Ao fazer compras pela internet ou usar o serviço de internet banking, só digite os dados em sites que contenham, no início do endereço, a inscrição “https://”, acompanhada de um cadeado de segurança.

Especificamente no caso do internet banking, alguns bancos disponibilizam o teclado virtual, para você clicar nas letras e números ao invés de digitá-los no teclado do PC, aumentando a segurança. Se o seu banco não oferecer essa opção, basta usar o teclado virtual do próprio Windows, digitando “osk.exe” na opção Executar do menu Iniciar.

Senhas

As senhas devem ser as mais complicadas possíveis, dificultando o acesso de pessoas não autorizadas

Evite usar a mesma senha em suas contas de e-mail, perfis nas redes sociais, sites de compras e bancos. Prefira senhas que misturem letras maiúsculas com minúsculas, mescladas a números, e troque-as sempre que achar necessário.

Aplicativos de proteção

Existem vários aplicativos que ajudam na proteção dos seus dados

Para ajudar na proteção do seu computador, mantenha atualizados os programas antivírus e antispyware, além de deixar o firewall do computador sempre ativado.

Recomendado para você
Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Serviços

Activia GVT Login

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *