Search

Como proteger o carro contra maresia: cuidados

Se você está pensando em ir á praia com a família, não deixe de seguir algumas dicas para neutralizar o efeito da maresia sobre o seu carro.
Google plus

Ao visitar a praia, você deve tomar alguns cuidados para proteger o seu carro da maresia. (Foto: Divulgação)

Quem está pensando em ir à praia deve tomar alguns cuidados para proteger o seu veículo. No litoral, o carro fica exposto a fatores que podem prejudicá-lo, como areia, sol e maresia. Por isso que a recomendação dos especialistas é fazer uma revisão antes e depois da viagem para observar se algum item foi danificado.

Em geral, as peças que integram a carroceria são as que mais sofrem com a infiltração de água, sal e areia. Também é comum aparecer ferrugem nos espaços entre as borrachas, nas maçanetas e nos frisos do teto e das portas.

Confira também: Maresia – cuidados com os móveis, dicas.

Entretanto, saiba que a maresia não compromete apenas a parte externa do carro. O sistema elétrico é outro componente que pode ser danificado em sua visitinha à praia. O risco maior é dos conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sofrerem oxidação e, com isso, provocarem falhas no funcionamento do motor.

Quando voltar para a casa, não deixe de fazer também uma manutenção na caixa de direção e nos amortecedores. Os resíduos de sal e areia podem danificar as coifas do amortecedor e gerar defeitos na suspensão do veículo. Além desse, outros problemas podem acontecer por causa da maresia. Por isso, separamos mais algumas dicas que vão lhe ajudar a minimizá-los. Confira!

Como proteger o carro contra maresia

Lavar o veículo depois da viagem é fundamental para remover os resíduos de água e sal.(Foto: Divulgação)

1. Ao voltar de viagem, faça uma lavagem completa do automóvel para tirar os resíduos de maresia que geralmente se acumulam em várias partes do carro. A lavagem inclui a remoção dos bancos e dos carpetes para garantir a limpeza da parte interna. Na hora de efetuá-la, cuidado para não usar produtos que possam atacar a proteção da pintura e outros componentes do veículo;

Confira alguns truques e dicas de como lavar o carro.

2. Quando estiver passeando com a família, evite deixar o carro na areia da praia ou muito próximo da orla, já que a maresia pode causar oxidação na lataria;

3. Fique sempre atento aos terminais de bateria, aos filtros de ar e aos conectores elétricos em geral, observando se eles não possuem água, sal e areia.

Outros cuidados

Seguindo essas orientações você terá uma viagem muito mais tranquila.(Foto: Divulgação)

Além da maresia, você também precisa se preocupar com o calor e o sol forte. Uma revisão no sistema de arrefecimento é importante para evitar o superaquecimento do carro, assim como manter o nível de aditivo sempre em dia.

Fique de olho ainda na calibragem dos pneus, já que com a alta temperatura, a borracha pode dilatar e comprometer a calibragem. E depois que deixar o carro estacionado por muito tempo sob o sol, abra as portas e o vidro e deixe o ar ventilar um pouco antes de ligar o ar condicionado.

Aproveite essas dicas e boa viagem!


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Luiz Roberto
    Publicado em 15/01/2015 às 10:38 AM [+]

    Moro em BH-MG, meu veiculo um GM Tracker 4×4 2008.
    Viajei para a praia no final do ano por um período de 15 dias.
    Como devo proceder para lavar e proteger meu veiculo da maresia?
    Houvi dizer que uma boa lavada com sabão neutro, pintura e chassi, e posteriormente pulverizar o chassi com óleo de cozinha, soja, evitaria a maresia além de não agredir as borrachas, isto procede?
    Obrigado,

    Luiz Roberto

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top