Como proteger o carro contra maresia: cuidados

PUBLICIDADE
Ao visitar a praia, você deve tomar alguns cuidados para proteger o seu carro da maresia. (Foto: Divulgação)

Quem está pensando em ir à praia deve tomar alguns cuidados para proteger o seu veículo. No litoral, o carro fica exposto a fatores que podem prejudicá-lo, como areia, sol e maresia. Por isso que a recomendação dos especialistas é fazer uma revisão antes e depois da viagem para observar se algum item foi danificado.

Em geral, as peças que integram a carroceria são as que mais sofrem com a infiltração de água, sal e areia. Também é comum aparecer ferrugem nos espaços entre as borrachas, nas maçanetas e nos frisos do teto e das portas.

Confira também: Maresia – cuidados com os móveis, dicas.

PUBLICIDADE

Entretanto, saiba que a maresia não compromete apenas a parte externa do carro. O sistema elétrico é outro componente que pode ser danificado em sua visitinha à praia. O risco maior é dos conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sofrerem oxidação e, com isso, provocarem falhas no funcionamento do motor.

Quando voltar para a casa, não deixe de fazer também uma manutenção na caixa de direção e nos amortecedores. Os resíduos de sal e areia podem danificar as coifas do amortecedor e gerar defeitos na suspensão do veículo. Além desse, outros problemas podem acontecer por causa da maresia. Por isso, separamos mais algumas dicas que vão lhe ajudar a minimizá-los. Confira!

Como proteger o carro contra maresia

Lavar o veículo depois da viagem é fundamental para remover os resíduos de água e sal.(Foto: Divulgação)

1. Ao voltar de viagem, faça uma lavagem completa do automóvel para tirar os resíduos de maresia que geralmente se acumulam em várias partes do carro. A lavagem inclui a remoção dos bancos e dos carpetes para garantir a limpeza da parte interna. Na hora de efetuá-la, cuidado para não usar produtos que possam atacar a proteção da pintura e outros componentes do veículo;

Confira alguns truques e dicas de como lavar o carro.

PUBLICIDADE

2. Quando estiver passeando com a família, evite deixar o carro na areia da praia ou muito próximo da orla, já que a maresia pode causar oxidação na lataria;

3. Fique sempre atento aos terminais de bateria, aos filtros de ar e aos conectores elétricos em geral, observando se eles não possuem água, sal e areia.

Outros cuidados

Seguindo essas orientações você terá uma viagem muito mais tranquila.(Foto: Divulgação)

Além da maresia, você também precisa se preocupar com o calor e o sol forte. Uma revisão no sistema de arrefecimento é importante para evitar o superaquecimento do carro, assim como manter o nível de aditivo sempre em dia.

Fique de olho ainda na calibragem dos pneus, já que com a alta temperatura, a borracha pode dilatar e comprometer a calibragem. E depois que deixar o carro estacionado por muito tempo sob o sol, abra as portas e o vidro e deixe o ar ventilar um pouco antes de ligar o ar condicionado.

Aproveite essas dicas e boa viagem!

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Moro em BH-MG, meu veiculo um GM Tracker 4×4 2008.
    Viajei para a praia no final do ano por um período de 15 dias.
    Como devo proceder para lavar e proteger meu veiculo da maresia?
    Houvi dizer que uma boa lavada com sabão neutro, pintura e chassi, e posteriormente pulverizar o chassi com óleo de cozinha, soja, evitaria a maresia além de não agredir as borrachas, isto procede?
    Obrigado,

    Luiz Roberto

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.