Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como proteger imagens privadas?

Aprenda a proteger as suas fotos e vídeos armazenadas no PC, no smartphone, no tablet e nas redes sociais, deixando-as livres de acessos indevidos.
Por Andre -

Muita gente deve se lembrar do caso da atriz Carolina Dieckmann, que teve várias imagens privadas roubadas de seu computador, incluindo fotos nas quais ela aparecia nua, e que foram parar na internet.

A atriz Carolina Dieckmann foi uma das vítimas do roubo de imagens privadas na internet (Foto: Divulgação)

Assim como os famosos, qualquer pessoa conectada à web está sujeita ao roubo de imagens íntimas, que dependendo do conteúdo, podem gerar sérios prejuízos morais e financeiros, além de trazer muitos transtornos.

Para não passar por problemas desse tipo, é preciso aprender a proteger imagens privadas.

Não deixe de ler: Mitos sobre segurança na internet

Saiba mais: Dicas para pagar contas pela internet com segurança

Proteger imagens privadas no smartphone ou tablet

O app Pasta Segura é uma das opções para proteger fotos e vídeos nos smartphones e tablets (Foto: Divulgação)

Contando com câmeras cada vez mais potentes e cheias de recursos, os smartphones e os tablets têm sido bastante utilizados para tirar fotos e gravar vídeos nas mais variadas ocasiões.

Dessa forma, a memória desses aparelhos fica lotada de imagens, que podem ser acessadas facilmente por qualquer pessoa que pegar o gadget sem a sua autorização. Porém, existem diversas maneiras de proteger as imagens íntimas no celular ou tablet, contando com a ajuda de aplicativos que ocultam fotos e vídeos armazenados no aparelho e adicionam senhas às pastas em que elas estão salvas, como:

Secret Photo+Folder (iPhone e iPad)

Private Gallery (Android)

Pasta Segura (iPhone e iPad)

– Hide it Pro (Android)

– KeepSafe (Android e iPhone)

Proteger imagens privadas no computador

Também há boas opções de programas para proteger pastas com imagens no computador (Foto: Divulgação)

Também existem várias maneiras de proteger as fotos guardadas no PC. Uma delas é instalando programas que protegem as pastas do computador, permitindo o acesso a elas apenas para quem possui a senha. Entre as opções, podemos citar o Easy File Locker e o SysTools Folder Key, que são gratuitos.

Na hora de usá-los, crie senhas fortes, misturando letras maiúsculas e minúsculas, com números e caracteres especiais, e não se esqueça também de proteger as fotos e os vídeos armazenados no pendrive.

Além disso, tome cuidado ao levar o PC para a assistência técnica. O ideal é fazer backup de todas as imagens e guardá-las em um CD ou HD externo e usar um programa para apagar definitivamente os arquivos do HD, como o File Shredder, antes de sair de casa.

Proteger imagens privadas nas redes sociais

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, teve suas fotos roubadas na rede social (Foto: Divulgação)

Nas redes sociais, é aconselhável não postar determinados tipos de imagens, principalmente se você não quer que ninguém as veja. Porém, se mesmo assim você quiser compartilhá-las, não se esqueça de marcá-las como “privadas” ou de indicar as pessoas que poderão visualizá-las. Twitter, Facebook e Orkut, entre outras redes sociais, trazem esse recurso.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL