Como preparar uma palestra

PUBLICIDADE

Qualquer tipo de apresentação, em público, merece atenção especial. Entretanto, as técnicas que podem garantir uma boa palestra não são, assim, tão complicadas. Conhecimento pleno sobre o assunto a ser abordado e de tecnologias simples são os pontos mais importantes. A seguir, veja algumas dicas e saiba como preparar uma palestra.

O domínio pleno do assunto ajuda, também, a superar o medo de falar, em público (Foto: Divulgação)

Preparando a palestra

Primeiramente, é preciso que o palestrante tenha pleno conhecimento do assunto que irá abordar. Este é, sem dúvida, o ponto principal. O orador que domina o assunto a ser apresentado, certamente falará com mais segurança e tornará a apresentação algo muito mais interessante aos ouvintes. Além disso, tal segurança ajuda a superar o medo de falar em público.

Saber, exatamente, o que irá falar também tem relação direta com o tipo de público que irá assistir à palestra. É preciso saber de que forma a defesa de um tema irá ser útil às pessoas que estarão no local. A palestra deve ser direcionada a um tipo específico de ouvintes. A partir destas premissas, já se pode pensar em como apresentar a palestra, ou seja, com quais recursos.

PUBLICIDADE

Como apresentar uma palestra

Disponibilize os pontos relevantes, para que os ouvintes possam anotar, durante a sessão de perguntas (Foto: Divulgação)

Uma palestra que não tenha o suporte de slides, caixas de som (em caso de público e local grandes), entre outros recursos, pode se tornar algo extremamente cansativo aos ouvintes, ainda que todos estejam realmente interessados no tema. É sempre útil montar apresentações no Power Point, por exemplo, que é uma ferramenta bastante simples e que ajuda, muito, a prender mais a atenção. Existem, também, softwares online para fazer slides que, em geral, disponibilizam recursos mais interessantes.

Ao preparar os slides, é indicado ao palestrante usar imagens e textos curtos, intercalados. Resumos e pontos mais relevantes podem ser reservados para o final, os quais as pessoas poderão usar para fazer anotações, durante a sessão de perguntas. Também vale a pena hospedar a apresentação em algum site, aberto ao público, para que os participantes possam ter acesso, depois da palestra.

Imagens, nos slides, tornam a palestra mais interessante e explicativa (Foto: Divulgação)

Para preparar uma palestra, também é preciso se prevenir, pois nunca se sabe se surgirão contratempos. Vale a pena verificar as condições do local onde a apresentação será feita e quais recursos serão necessários.

Para garantir que tudo dê certo, indica-se criar uma cópia da palestra, num segundo pen drive. Também é válido não depender de apresentações, via internet. Caso queira usar vídeos ou outros arquivos, é importante baixá-los, para que possam ser exibidos off-line.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.