Menu

Bem Estar

Atualizado em 19 de março de 2012, às 16:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como preparar o quarto para dormir

Confira dicas e sugestões sobre como arrumar o quarto para desfrutar de uma boa noite de sono.
412145 Como preparar o quarto para dormir Como preparar o quarto para dormirPara ter uma boa noite de sono, é necessário que o quarto colabore.

Dormir é fundamental para a saúde e o bem-estar, mas um grande número de pessoas sofre com distúrbios do sono. Devido às preocupações que acometem o dia-a-dia ou as dificuldades para repousar, o sono tranquilo e agradável está se tornando cada vez mais raro.

Vários benefícios estão associados ao ato de dormir bem, como a melhora na produtividade e no humor. Uma pessoa que dorme tranquilamente durante 8 horas por dia consegue aprender com mais facilidade graças à concentração e a boa memória, que resultam de uma mente descansada. Desfrutar de boas noites de sono também ajuda a prevenir diversas doenças e contribui com a longevidade.

Além de cuidar da alimentação e relaxar a mente para conseguir dormir melhor, é importante criar condições no ambiente para que o sono seja agradável. Desta forma, o quarto deve ser preparado para que o indivíduo possa descansar com conforto e sem interferências que comprometem a tranquilidade.

Às vezes o problema de insônia pode estar relacionado a um travesseiro desconfortável ou colchão que causa dores no corpo. Por isso, vale a pena avaliar os elementos que compõem o cômodo, sobretudo no que diz respeito à acomodação.

Dicas para preparar o quarto para dormir

412145 Como preparar o quarto para dormir 1 Como preparar o quarto para dormirUm quarto confortável é importante para uma boa noite de sono.

1. É importante que o quarto esteja sempre bem arrumado e arejado, assim o indivíduo se sentirá mais a vontade para ter uma boa noite de sono. Alguns cuidados com a decoração do ambiente também são importantes, principalmente para quem sofre de rinite alérgica e costuma ter crises durante a noite.

2. Quando existem limpeza e organização no quarto, reduz a incidência de ácaros e bolores capazes de causar alergias.

3. Evite usar cortinas muito pesadas no quarto ou revestir o chão com carpete. No caso do piso, prefira sempre uma cobertura de cerâmica ou madeira para não resultar em noites mal dormidas devido às alergias.

4. Para garantir conforto e maciez durante o sono, prefira roupa de cama confeccionada com algodão, ou seja, evite ao máximo adotar peças sintéticas.

412145 Como preparar o quarto para dormir 2 Como preparar o quarto para dormirTravesseiro, colchão e roupa de cama precisam ser agradáveis.

5. Escolha um travesseiro que tenha boa altura para não causar dores na coluna e nos músculos. Prefira os enchimentos que não deformam com facilidade e tenha o hábito de trocar a peça a cada dois anos.

6. O colchão não pode ser muito macio e nem muito duro, mas deve deixar o corpo confortável.

7. Caso exista TV no quarto, é importante deixá-la pelo menos 1,40 m de distância da cama para evitar a carga eletromagnética.

8. Busque sempre meios de favorecer a circulação de ar no ambiente.

Aproveite as dicas e melhore a qualidade do seu sono.