Menu

Culinária

Atualizado em 25 de março de 2011, às 21:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Preparar Ceia Da Semana Santa Dicas

como preparar ceia da semana santa dicas Como Preparar Ceia Da Semana Santa Dicas

A páscoa é uma data importante no calendário, sendo marcada pela confraternização entre as pessoas e demonstração de carinho. Simbolicamente a ocasião remete ao renascimento, seguindo tradições todos os anos para reforçar a mensagem de amor, fé e renovação. Além de comer bastante chocolate, a páscoa também motiva o preparo de uma ceia maravilhosa.

Tal como a ceia de natal, a de páscoa também possui os seus pratos típicos, capazes de valorizar as tradições de uma determinada religião. Nem todas as famílias organizam uma refeição no domingo de páscoa para comemorar a data, mas a idéia está aos poucos influenciando aqueles que desejam apreciar ao máximo o espírito dessa data comemorativa.

Na páscoa cristã, as pessoas costumam se reunir para um almoço de domingo. A refeição valoriza os pratos típicos da data e também pode explorar uma decoração temática para tornar a mesa mais bonita e característica. Os adeptos ao cristianismo comemoram a ressurreição de Cristo e encerram as promessas feitas na quaresma.

Há muitos pratos para ceia da semana santa, quitutes de dar água na boca e que exploram receitas maravilhosas. Durante os dias que antecedem a páscoa ou mesmo no tão esperado domingo são servidos peixes ou frutos do mar como prato principal, tais como bacalhau, merluza, siri, camarão, sardinha, salmão, atum, entre outros. As receitas envolvem várias formas de preparo e tornam os sabores irresistíveis.

O bacalhau tem presença garantida numa ceia tradicional de páscoa, sendo ingrediente principal de receitas que envolvem outras combinações irresistíveis. No cardápio da refeição ainda estão inclusos complementos como arroz, saladas, farofa, entre outros pratos que combinam com o clima de páscoa. Lembrando que o menu é basicamente constituído por comidas leves, valoriza as carnes brancas e sobremesas preparadas com chocolate (tortas, bolos, colombas, ovos de páscoa).

Confira a seguir algumas dicas de ceia para páscoa:

Ingredientes
- 1 kg de bacalhau em postas dessalgadas
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 4 ovos cozidos
- Cheiro-verde picado e azeite a gosto
- 3 maçãs verdes
- 1 cebola pequena rolada
- 12 azeitonas sem caroço
- 1 e 1/4 de kg de batata

- Modo de Preparo: Deixe o bacalhau de molho no leite por duas horas, depois escorra e ferva por 50 minutos. Desfie o peixe e cozinhe na mesma as batatas em rodelas. Corte a maça, as azeitonas e os ovos em pedacinhos, depois fatie o pimentão em tirinhas. Refogue o bacalhau com cebola e azeite, depois o misture numa tigela com os demais ingredientes da receita.

Experimente preparar salada de macarrão, arroz com passas, molhos especiais, risotos, filés de peixe, moquecas, bolos salgados, entre outras comidas bem diferentes que inovam o cardápio da semana santa. Lembrando que todas as receitas podem ser encontradas na internet e ensinam o passo a passo de cada prato. Agora que você já sabe como preparar a ceia de páscoa, seja criativo para montar o menu.