Menu

Decoração

Atualizado em 26 de setembro de 2012, às 10:30 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como preparar a parede para pintura

Pensando em reformar a casa? Então veja como preparar a parede para a pintura e, assim, deixá-la ainda mais bonita.

Se você está pensando em renovar a pintura da sua casa, saiba que existem alguns procedimentos que precisam ser tomados para garantir a qualidade de sua reforma. A parede, por exemplo, deve ser bem preparada para receber a tinta que vai deixar o ambiente com o visual que você deseja.

519305 Como preparar a parede para pintura Como preparar a parede para pinturaNa hora da pintura, cada detalhe é fundamental para garantir o resultado que você deseja. (Foto: divulgação)

É importante conhecer as técnicas que você deve usar para realizar uma pintura de forma adequada. Assim, mesmo que não conte com o apoio de mão de obra especializada, você vai poder executar um serviço diferenciado e que não traga problemas no futuro.

Por isso, separamos o passo a passo que você precisa seguir para preparar a parede para a pintura. É só colocar esses procedimentos em prática e “mãos à obra”.

Confira algumas sugestões de texturas de parede para sala.

Como preparar a parede para pintura

519305 Como preparar a parede para pintura1 Como preparar a parede para pinturaCom esse passo-a-passo, você vai poder deixar a parede perfeita para receber a pintura. (Foto: divulgação)

1. Lixe toda a parede usando uma lixa número 100. Em seguida, passe uma vassoura sobre a parede para retirar o excesso de pó;

2. Com um rolo de lá, dê uma demão de fundo reparador na parede que você pretende pintar. Depois, espere secar por três horas;

3. O próximo passo é dar três demãos de massa corrida em sentidos cruzados, com intervalos de aproximadamente quatro horas para cada demão;

4. Espere a massa secar e lixe novamente a parede com lixa nº180. Fique atento para remover todas as imperfeições e deixar a parede o mais homogênea possível;

5. Passe mais uma vez uma demão de fundo preparador usando um rolo de lã. Depois, é só finalizar aplicando a tinta de sua preferência com um rolo de lã baixa.

Veja também: portas – passo a passo de como pintar.

Selador ou fundo preparador

519305 Como preparar a parede para pintura2 Como preparar a parede para pinturaO ideal é que a parede fique uniforme para receber a tinta. (Foto: divulgação)

Na hora de colocar a “mão na massa”, muita gente fica em dúvida sobre qual produto utilizar para preparar a parede. O fundo preparador, indicado no passo-a-passo que separamos, é mais apropriado para repintura, paredes de gesso, paredes descascadas ou com reboco fraco. Sua finalidade é fixar as partículas, para deixar a superfície pronta para receber a pintura.

Já o selador tem a função de preencher pequenas deformidades, tornando a parede mais homogênea. Ele deve ser utilizado em reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. Uma das vantagens do selador é que ele faz com que os produtos que são aplicados posteriormente na parede, como massa, textura e a própria tinta, rendam mais.

Uma lata de tinta Premium (3,6 litros), por exemplo, que cobre em média uma área de 35 m², com o selador passa a pintar cerca de 50 m² por demão, garantindo mais economia à sua reforma.

Agora é só seguir essas orientações e, em caso de dúvida, consultar um especialista!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.